Contemporary Dance
Mostrando 1-12 de 46 artigos, teses e dissertações.
-
1. Neurocognitive aspects of body size estimation - A study of contemporary dancers
Abstract Dancers use multiple forms of body language when performing their functions in the contemporary dance scene. Some neurocognitive aspects are involved in dance, and we highlight the aspect of body image, in particular, the dimensional aspect of the body perception. The aim of this study is to analyze the perceptual aspect of body image (body size est
Motriz: rev. educ. fis.. Publicado em: 2017-03
-
2. Acontecimentos de dança: corporeidades e teatralidades contemporâneas / Dance events: contemporaries corporealities and theatricalities
Esta tese discute a noção de dança contemporânea como acontecimento e realização de uma experiência em que a vida é intensificada e transformada num tempo-espaço único. Sendo assim, o contemporâneo na dança não é determinado por um valor cronológico, mas como arte suspensa em que passado, presente e futuro se atravessam. O trabalho é composto
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/05/2012
-
3. Deslocamentos da dança contemporânea: por uma condição conceitual / Contemporary dance shifts: for a conceptual condition
Esta dissertação focaliza o diálogo entre dança contemporânea e artes visuais a partir dos anos 1990 e as novas configurações e discussões presentes nos trabalhos de criadores que transitam entre esses dois campos. Procura pensar a dança como arte contemporânea, indagando a si mesma sobre sua condição: o que a constrói e define nesses termos. As
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 17/04/2012
-
4. Música e ato / Musician and act
O presente trabalho é divido em três partes. A primeira é uma exposição crítica da formação do músico intérprete, forjada na metodologia do Conservatório pós-Revolução Francesa e estabelecida no Romantismo. Compara-se essa "mentalidade" à noção da "sociedade disciplinar", "sociedade dos corpos dóceis", desenvolvida por Michel Foucault (2007
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/02/2012
-
5. Nas veredas de um corpo poético : dança e transcriação da vida / In the tracks of a poetic body : dance and transcreation of life
O intuito deste estudo é fazer um recorte literário e filosófico sobre a dança contemporânea e suas potências na educação do sensível através do corpo. Todo este recorte é feito a partir do método de história de vida oral e temática de uma educadora proponente de um projeto social em uma escola particular de dança em Uberlândia-MG. A transcri
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/02/2011
-
6. La corporeidad y el poder realizador del actor
ABSTRACT This article discusses different concepts linked to the notion of body in contemporary western societies from the point of view of French Sociologist-Anthropologist David Le Breton. His concept of body will be related in this essay with perceptions of body and subjectivity by Dance and Performance Studies theorist André Lepecki in his discussion of
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2011-12
-
7. Políticas de encontro : criação e colaboração nos processos do grupo Experimental de dança de Porto Alegre
The research reflects upon creation and collaboration inside the process of the Grupo Experimental de Dança de Porto Alegre. In that sense, it was observed the relation between the choreographer and the dancers during the elaboration of contemporary dance pieces, seeking to the understandment of the role that each artist develops in creation. The focus of t
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
-
8. Ballet contágio : tecnologias da arte e da imagem
Nesse trabalho, problematizamos as experimentações vividas com um Grupo de Dança Contemporânea, denominado de Ballet Contágio, configurado a partir de usuários de um CAPS ¿ Centro de Atenção Psicossocial. Nesse sentido, traçamos uma nova vizinhança, em que a arte e também a imagem se tornam aliadas para a composição de um dispositivo tecnoesté
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
-
9. Momento de transição : em busca de uma nova eu dança / Transition point : in search of a new I dance
Este texto apresenta o desenvolvimento de uma investigação teórico-prática sobre a técnica clássica (ballet), visando uma reflexão acerca de sua utilização nos processos de interpretação e criação em dança contemporânea. Esta pesquisa inclui a trajetória do ensino do ballet no século XX, em Porto Alegre, e sua relação com o desenvolvimento
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/06/2010
-
10. O corpo limiar e as encruzilhadas : a capoeira angola e os sambas de umbigada no processo de criação em dança brasileira contemporanea / The limial body and the encruzilhadas : the capoeira angola and the sambas de umbigada in the creation process in Brazilian contemporary dance
This research aims discute and do contemporany dance base on a theoretical, technical, formal and poetic framework originated from patterns typical of expressions of the Brazilian popular culture. This work systematizes the investigation process of methodological procedures for body preparation and the creation process in the language of Brazilian Contempora
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/02/2010
-
11. Which is the body dances? : dance and somatic education for building a scenical body / Qual e o corpo que danca? : dança e educação somatica para a construção de um corpo cenico
The present work has as objective to deepen into the research of Klauss Vianna Technique as a corporal practice for constructing a scenic body by means of analyzing a personal process stemming from my experience as dancer, instructor and researcher of the movement. This thesis has four main axels: understanding Viannas principles and their unfolding on a c
Publicado em: 2010
-
12. Deficiência em cena: desafios e resistências da experiência corporal para além das eficiências dançantes.
This is an investigation about the disabled body in the contemporary scene based on experience built in touch with Viva Dance Company. The work aims to reflect on the question of these bodies that are considered unsuitable for such practice and, concomitantly, the fact of this situation in the art scene inaugurates an awakening to new aesthetic possibilities
Publicado em: 2010