Computacao Grafica Teses
Mostrando 1-12 de 15 artigos, teses e dissertações.
-
1. Um estudo sobre a engenharia de ida e volta entre UML e java
No desenvolvimento de software, os modelos, dentre outros artefatos, podem facilitar o entendimento do software. Manter o código e os modelos consistentes entre si não é uma tarefa simples. Combinada com um processo iterativo e com as ferramentas adequadas, a engenharia de ida e volta permite que o código e o modelo permaneçam sincronizados. A UML torno
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/07/2011
-
2. Modelagem, verificação formal e codificação de sistemas reativos autônomos
Os sistemas computacionais são utilizados nas mais variadas áreas da vida cotidiana, desde o controle das contas bancárias até os pacientes nos hospitais. Nas aplicações onde vidas humanas ou altos investimentos estão em risco, a qualidade dos sistemas computacionais tem uma importância fundamental para eliminar ou reduzir as falhas. A utilização d
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 17/12/2009
-
3. Animação de recorte do stopmotion ao digital
The present essay deals with questions surrounding the cut-out animation technique. Covers its history and analyzes both manual and digital production tools. The essay emphasizes how new technologies can help the production of animation and what is the technical impact that those tools may have in character development. It also discuss interactive applicatio
Publicado em: 2009
-
4. Uma arquitetura paralela para a renderização de múltiplos pontos de vista
Apresentamos uma arquitetura paralela para a renderização e ciente de múltiplos pontos de vista em um cluster de GPUs. Nossa abordagem utiliza um renderizador de light _eld para reconstruir os pontos de vista desejados a partir de um conjunto de imagens da cena. Para permitir a renderização de cenas dinâmicas, geramos as amostras novamente a cada quadr
Publicado em: 2008
-
5. Sistema de recuperação de informação visual em desenhos técnicos de engenharia e arquitetura: modelo conceitual, esquema de classificação e protótipo
O objetivo da tese foi desenvolver um modelo conceitual, um esquema de classificação e um protótipo de um sistema para organização e recuperação eficaz de desenhos técnicos de engenharia. A dificuldade constatada na recuperação da informação em desenhos técnicos nas empresas de projetos foi a motivação para o desenvolvimento da pesquisa que in
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/10/2007
-
6. 5SQUAL: Uma ferramenta baseada no modelo 5S para avaliação de qualidade em bibliotecas digitais
Bibliotecas digitais são sistemas de informação complexos e que muitas vezes sofrem mudanças em suas estruturas, conteúdo e serviços. Estas complexidade e dinamicidade tornam a tarefa de manutenção destes sistemas não trivial, pois exigem avaliações de diferentes componentes da biblioteca digital recorrentemente. Estas avaliações geralmente são
Publicado em: 2007
-
7. Informação e democracia deliberativa: um estudo de caso de participação política na Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Estuda-se, nesta dissertação, a relação entre informação e democracia deliberativa para tentar compreender a dimensão informacional que envolve o processo de participação política da sociedade organizada no âmbito do Poder Legislativo estadual. Para tanto, analisam-se as atividades desenvolvidas e a documentação produzida em cada etapa de um mec
Publicado em: 2007
-
8. Estratégias digitais para o cinema de animação independente
A presente dissertação é fruto de dois anos de pesquisa que exploraram as atuais possibilidades do cinema de animação dentro do âmbito da tecnologia digital e do uso de computadores pessoais na produção de filmes de animação. As informações aqui contidas se apresentam tanto em forma de manual prático quanto em forma de análises e questionamento
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/10/2005
-
9. Multimad:: uma ferramenta multimodelo de desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis
Esta dissertação apresenta o MultiMAD (Multimodel Mobile Application Development Tool, Ferramenta Multimodelo de Desenvolvimento de Aplicações para Dispositivos Móveis), uma ferramenta de desenvolvimento rápido especializada em dispositivos móveis. Ela provê uma interface gráfica na qual uma aplicação é descrita a partir de blocos de construção
Publicado em: 2005
-
10. Uma arquitetura para verificação de blocos de computação gráfica em hardware
This work presents, analyzes and validates a novel verication architecture for computer graphics cores. This architecture has four stages and it is supported by two techniques: the automatic verication and the high and low level verication. The rst stage denes and implements a high level executable especication for the computer graphics core. The second stag
Publicado em: 2005
-
11. Desvendando a metodologia da animação clássica: a arte do desenho animado como empreendimento industrial
The present study aims to shed light upon the methodological process involved in the making of animated features. Regardless of its reproduction format and media, the animation process comprises a sequence of fixed procedures which must be reflected upon by animators and directors alike so that they may, given budgetary limitations, oversee the projects tech
Publicado em: 2005
-
12. Desenvolvimento e implementação de um sistema especialista para auxiliar o acompanhamento e o diagnóstico médico na área de pediatria
O objetivo desse trabalho é aplicar à Área de Saúde da Criança e do Adolescente técnicas de Computação e Engenharia para auxiliar e apoiar profissionais da área pediátrica. Foi criado um Sistema Especialista de apoio ao diagnóstico de doenças infantis mais comuns. Esse sistema de Inteligência Artificial em Medicina é capaz de raciocinar atravé
Publicado em: 2005