Computacao Grafica Interativa
Mostrando 1-12 de 35 artigos, teses e dissertações.
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1. Usando VibraÃÃes Naturais na DescriÃÃo e no Controle de LocomoÃÃes Fisicamente Simuladas de Personagens Articuladas ArbitrÃrios
A animaÃÃo de personagens virtuais à uma das Ãreas mais fascinantes em computaÃÃo grÃfica pelo fato de estar diretamente relacionada à manifestaÃÃo de vida em um ambiente virtual. Entretanto, mesmo envolvendo pesquisa em diferentes Ãreas, tais como biomecÃnica, robÃtica, dinÃmica, inteligÃncia artificial e otimizaÃÃo, e sendo bastante incent
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/07/2012
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2. UM MODELO DE DIRETOR DE PERSONAGENS FIGURANTES PARA SISTEMAS DE NARRATIVA INTERATIVA LOGTELL / A MINOR CHARACTERS DIRECTOR MODEL FOR INTERACTIVE STORYTELLING IN LOGTELL
O objetivo desta dissertação é criar um modelo de Diretor para personagens figurantes em Narrativa Interativa, buscando enriquecer a dramatização e aumentar o realismo das estórias geradas. A atuação dos personagens figurantes se relaciona também ao tempo de duração das estórias interativas. Uma estória apenas com eventos principais dificilmente
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/09/2011
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3. TRIDIMENSIONAL COMPUTATIONAL SIMULATION OF THE FORMATION AND EVOLUTION OF CARBONATE PLATFORMS / SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL TRIDIMENSIONAL DA FORMAÇÃO E EVOLUÇÃO DE PLATAFORMAS CARBONÁTICAS
Em geologia sedimentar estudam-se as formações e evoluções de sedimentos que formam camadas rochosas que encobrem a crosta terrestre. Diferentes processos físicos, químicos e biológicos são responsáveis pela formação e distribuição de sedimentos. Em um ambiente subaquoso são predominantes as rochas sedimentares de origem terrígena e carbonáti
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/03/2011
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4. Feature extraction and visualization from higher-order CFD data / Extração de estruturas e visualização de soluções de DFC de alta ordem
Métodos de simulação baseados em dinâmica de fluidos computacional (DFC) têm sido empregado em diversas areas de estudo, tais como aeroacústica, dinâmica dos gases, fluidos viscoelásticos, entre outros. Entretanto, a necessidade de maior acurácia e desempenho destes métodos têm dado origem a soluções representadas por conjuntos de dados cada vez
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
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5. uiGloves : uma ferramenta para interação natural através de gestos / uiGloves – a natural interaction method for graph navigation
Esse trabalho apresenta uma ferramenta interativa que foi construída visando obter um novo método de interação natural através de reconhecimento de gestos que pudesse ser utilizado para navegação em grafos. Trata-se de um par de luvas – chamadas uiGloves – que possuem, cada uma, dois LEDs infravermelhos na ponta dos dedos indicador e anelar, que s
Publicado em: 2011
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6. Estudo e experimentação de animação baseada em comportamento / Study and experimentation on behavioral animation
A descrição de animação modelada sempre foi motivo de pesquisa na área de Computação Gráfica. Visando simplificar a especificação do movimento, diversas técnicas surgiram: animação por quadros-chave, algorítmica (ou procedimental), baseada em distorções dos objetos e baseada em comportamento, entre outras. Este trabalho apresenta uma nova abo
Publicado em: 2010
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7. Aceleração da deformação interativa de corpos sólidos usando GPU / GPU acceleration for interactive solid bodies deformation
Aplicativos que visam simular o comportamento físico de corpos deformáveis são importantes ferramentas científicas, também exploradas em jogos e animações computacionais. O primeiro passo para fazer uma simulação é modelar o corpo que se deseja simular, e quanto mais preciso o modelo, maior será o conjunto de dados gerados. Para gerar gráficos co
Publicado em: 2010
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8. Construção de ambientes virtuais interativos baseados em imagens para estudos arquitetônicos e urbanísticos
Este trabalho aborda a utilização de tecnologias para a criação de ambientes virtuais baseados em imagens, com uma aplicação na praça central da cidade de Pelotas/RS. Possibilita que o usuário realize interativamente um passeio no entorno da praça com recursos que permitem avaliações arquitetônicas e urbanísticas por meio de simulações de troc
Publicado em: 2010
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9. Uma Nova abordagem para modelagem e simulação interativa visual / A new approach to visual interactive modeling and simulation
Nos últimos anos, vários esforços têm sido realizados para desenvolver ambientes de simulação mais amigáveis para seus usuários (modeladores e tomadores de decisões). Técnicas de computação gráfica tem sido largamente utilizadas na interface com o usuário, tanto para a apresentação dos resultados da simulação em pós-processamento ou durant
Publicado em: 2009
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10. Uma abordagem unificada para análise exploratória e simulação interativa visual / An unified approach to visual exploratory analysis and interactive simulation
Análise exploratória visual e simulação interativa visual são duas áreas afins, porém tratadas separadamente até o momento. 0 trabalho relatado neste texto objetivou a abordagem unificada destas duas classes de problemas, a partir da identificação de ambas com as questões de linguagens visuais, visualização de dados e de programas. A partir de e
Publicado em: 2009
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11. Application of interactive educational model as a resource for guidance and motivation on oral health in elderly / Aplicação de modelo educacional interativo como recurso para orientação e motivação sobre saúde oral em idosos
É expressiva a quantidade de idosos brasileiros que usam ou necessitam de próteses totais dentárias e que não possuem orientações mínimas sobre higienização das próteses e saúde oral. É preciso planejar e desenvolver novos materiais educacionais, que busquem, por meio da interatividade, promover um efetivo aprendizado e mudança comportamental. M
Publicado em: 2009
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12. Renderização interativa em dispositivos móveis utilizando algoritmos de visibilidade e estruturas de particionamento espacial
Este trabalho apresenta VisMobile, um sistema para renderização interativa em dispositivos móveis utilizando a API OpenGL ES (Biblioteca Gráfica para Sistemas Embarcados). Algoritmos de visibilidade e estrutura de particionamento espacial são apresentados e implementados, de modo a propiciar o processamento em tempo real de aplicações gráficas 3D, em
Publicado em: 2008