Composicao Musical Por Computador
Mostrando 1-12 de 14 artigos, teses e dissertações.
-
1. Lana Tai - no dia em que nasceu uma aquarela: diário de bordo de uma composição a partir de descritores de áudio
ResumoTrata-se do relato de um processo criativo musical no qual utilizou-se estratégias composicionais vinculadas a análises de conteúdo espectral com descritores de áudio. Tal procedimento foi o suporte para a elaboração da obra "Lana Tai - no dia em que nasceu uma aquarela", para orquestra de cordas. A partir de um banco de dados sonoros, realizaram
Per musi. Publicado em: 2015-12
-
2. Criação e performance musical no contexto dos instrumentos musicais digitais / Music creation and performance in the context of digital musical instruments
This work presents a study about the computer as an instrument for musical performance. Based on this study we developed processes of music creation using the algorithmic representation and the computer code. The two main technical resources we applied in our works were: a sound synthesis method based on the generation of waveforms by non-linear equations; a
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/01/2012
-
3. A recriação timbrística na música espectral / The timbral re-creation on spectral music
This research work, organized mainly in two distinct but not disjoint steps: a more theoretical and speculative one and another a little more practical, aims to bring all the possible compositional procedures used by the aesthetical and musical movement known as Spectral Music, which it grounds on the subject about "timbral re-creation", as well as the possi
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 20/01/2012
-
4. Associação de imagens a um sistema musical interativo
Desenvolver um sistema musical interativo associado a imagens, objetivo desta pesquisa, ofereceu uma oportunidade única de manipular mecanismos, ideias e conceitos relacionados ao uso e processamento "ao vivo" de áudio e vídeo, em uma experiência que resultou na peça-protótipo Teste nº1. Buscar um sistema pequeno e eficiente, para ser utilizado princi
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/10/2011
-
5. A plasticidade do sonoro / The plasticity of sound
A pesquisa descreve a representação sonora dos registros visuais de um movimento repetitivo, nos quais, deflagram-se a vivência do cotidiano, a aprendizagem do corpo no desenvolvimento do gesto e a influência do ambiente e das emoções, convergindo para a formação e quebra de padrões. Enquanto a investigação de diferentes materiais sonoros procurou
Publicado em: 2010
-
6. Cyberock: o estúdio como instrumento musical na performance ao vivo da banda SOMBA
As tecnologias desenvolvidas para aplicações musicais no século XX exerceram influência direta na expansão de gêneros musicais. Sobretudo no rock, o grau de dependência entre a sonoridade de um artista e a tecnologia por ele utilizada é grande, o que gera problemas para uma manutenção de uma mesma marca acústica nas diversas situações de prátic
Publicado em: 2008
-
7. Educação musical auxiliada por computador : algumas considerações e experiências
Publicado em: 2007
-
8. MEPSOM : método de ensino de programação sônica para músicos
Esta tese de doutorado apresenta o MEPSOM - Método de Ensino de Programação Sônica de Computadores para Músicos. O MEPSOM consiste em um sistema de computação que disponibiliza um conjunto de atividades para programação de software musical composto de exemplos e exercícios. O método foi idealizado para ser uma ferramenta de auxílio ao professor e
Publicado em: 2007
-
9. Rumo a um ambiente de prototipação sonora cooperativa na web
Esta dissertação faz parte das pesquisas realizadas pelo Grupo de Computação Musical da UFRGS e está baseada na crença que é possível fomentar cada vez mais o interesse das pessoas pela música, usando formas alternativas para experimentação sonora e incentivando a interação entre usuários. A partir desta idéia, chega-se ao projeto do CODES - C
Publicado em: 2007
-
10. Interação timbrica na musica eletroacustica mista
A relação da interação entre meios eletroacústicos e instrumentais na música eletroacústica mista pode ser problemática no que tange à diferença escritura! e à divergência tímbrica. O presente projeto pretendeu então tratar da segunda quesclio (o timbre) e se propôs a encontrar uma solução poética à divergência tímbrica dos meios atravé
Publicado em: 2005
-
11. Desenvolvendo uma meta-linguagem para síntese sonora.
The software sound synthesis is closely related to the Music N programs started with Music I in 1957. Although theMusic N has many advantages such as the unit generators and a flexible score language, it presents a few problems like limitations on instrument reuse, in- flexibility of parameters, lack of a built-in graphical interface, and usually only one pa
Publicado em: 2004
-
12. ArTEbitrariedade: uma reflexão sobre a natureza da criatividade e sua possivel realização em ambientes computacionais
ormado.
Publicado em: 2003