Cinema
Mostrando 1-12 de 1883 artigos, teses e dissertações.
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1. La flor, de Mariano Llinás: o cinema reencontra a literatura
RESUMO O objetivo deste artigo é estudar a relação entre cinema e literatura no filme La flor (2018), do cineasta argentino Mariano Llinás. Ao utilizar a hermenêutica como metodologia de pesquisa, buscamos compreender as perspectivas interpretativas que emergem do filme e o modo como se relacionam com os recursos literários e cinematográficos empregad
Estudos Avançados. Publicado em: 2023
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2. “Cinema Brasileiro e Realidade Social”, de Paulo Emílio Salles Gomes
RESUMO O objetivo deste artigo é comentar a conferência “Cinema Brasileiro e Realidade Social”, escrita no início dos anos 1960 por Paulo Emílio Salles Gomes. Mais especificamente, trata-se de identificar as tensões que atravessam a obra do crítico paulista num período marcado pela emergência de uma nova produção cinematográfica e pelas discus
Estudos Avançados. Publicado em: 2023
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3. A formação histórica do método de análise fílmica em Jean-Claude Bernardet
RESUMO O objetivo do artigo é investigar a formação histórica do método de análise fílmica em Jean-Claude Bernardet a partir de dois livros fundamentais que perfazem um corpus escrito ao longo de 20 anos: Brasil em tempo de cinema (1967) e Trajetória crítica (1978). Aqui partimos da hipótese de que a leitura cerrada desses livros permite compreende
Topoi (Rio de Janeiro). Publicado em: 2023
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4. Pensar a desconstrução do cinema a partir de 68
RESUMO Motivado pela ampla politização que insurge com fôlego nos últimos anos da década de 1960, o cinema ensaia uma virada institucional, proclamando uma nova vanguarda. Na França se falará em desconstruí-lo, adequando-o a um debate sintonizado ao estruturalismo. Este artigo pretende explorar o cinema produzido a partir de 68 em suas conversas prá
ARS (São Paulo). Publicado em: 2022
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5. CINEMA AND THE ARTS: Reassessing Theodor Adorno’s Late Work
RESUMO Este artigo parte de um movimento de revisão da obra tardia de Adorno, em especial de suas considerações sobre o cinema, publicadas nos anos 1960. A hipótese é a de que o cinema adquire relevância na obra tardia de Adorno não só pela mudança na posição do autor quanto a esse meio, mas também em virtude de uma transformação em sua posiç�
Novos estudos CEBRAP. Publicado em: 2022
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6. UMA CIDADE GRAFADA EM LUZ: O CINEMA NA CRÔNICA JORNALÍSTICA CARIOCA (1894-1922)
RESUMO Este artigo analisa a presença do cinema na crônica carioca publicada até 1922, procurando compreender como ele moldou o olhar dos cronistas à cidade, naqueles anos em que vielas acanhadas transformavam-se em avenidas elegantes, a convidarem a sociedade à esfera pública. Analisamos um amplo conjunto de textos cronísticos, considerando o diálog
ARS (São Paulo). Publicado em: 2022
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7. O TURISMO CINEMATOGRÁFICO NO CONTEXTO DO PROGRAMA FILME EM MINAS: A VISÃO DOS CINEASTAS ACERCA DA SINERGIA TURISMO-CINEMA
Resumo: Este artigo se debruça sobre o Programa Filme em Minas, desenvolvido pela atual Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, e se inscreve no campo denominado de turismo cinematográfico. Algumas perguntas guiaram a pesquisa: os longas-metragens apoiados por essa política pública cultural contribuem para divulgar as localidades minei
Turismo: Visão e Ação. Publicado em: 2022
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8. Romper a superfície da imagem - reflexões de Brecht sobre o cinema e a fotografia
Resumo Este artigo pretende apresentar algumas das ideias de Brecht sobre o cinema e a fotografia, elaboradas em obras literárias, ensaios e notas escritos ao longo de sua trajetória. A proposta aqui é oferecer ao leitor de português acesso a uma importante faceta do pensamento brechtiano, ainda pouco conhecida no Brasil: suas reflexões sobre a imagem t
Pandaemonium Germanicum. Publicado em: 2022
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9. O CINEMA INDÍGENA NO BRASIL E NO CANADÁ TECENDO CULTURAS: TOPAWA (2019) E WABAN-AKI: PEOPLE FROM WHERE THE SUN RISES (2007)
Resumo Partindo de uma breve exposição sobre o cinema indígena, este artigo aborda duas produções, uma brasileira e outra canadense. No documentário Topawa (2020), um coletivo de cineastas do povo Parakanã, da região amazônica no Brasil, apresenta o trabalho de produção artesanal de redes. No documentário Waban-aki: People from Where the Sun Rise
Ilha do Desterro. Publicado em: 2022
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10. Os cinemas negros brasileiros e a transformação da imagem: percursos de um termo estético-político
Resumo O presente artigo discute os processos históricos, políticos e sociais que favoreceram a difusão de festivais, mostras, encontros, cineclubes e coletivos de cinema/audiovisual negro na última década no Brasil. O texto aponta como a maior formação técnica e artística de pessoas negras diante da democratização e expansão do ensino superior,
Sociedade e Estado. Publicado em: 2022
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11. Posteridades de Limite no cinema brasileiro
RESUMO Num exercício de revisita a Limite (Mário Peixoto, 1931) por ocasião das discussões sobre o modernismo brasileiro travadas no centenário da Semana de Arte Moderna, o artigo questiona o postulado historiográfico segundo o qual o filme não teve precursores nem sucessores no Brasil. Concentrando-nos no caso dos sucessores, apontaremos três dimens
ARS (São Paulo). Publicado em: 2022
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12. Cinema e linguagem(ns): o ambíguo e o equívoco como o fundamento da comunicação humana em Being There, de Hal Ashby
RESUMO Ao se considerar as componentes do cinema, pode-se dizer que ele é, talvez, a forma artística mais completa de comunicação, uma vez que alia, essencialmente, as componentes imagem, música e linguística. O filme Being There - Muito Além do Jardim, no Brasil, e Bem-Vindo Mr. Chance, em Portugal -, de Hal Ashby, de 1979, aborda precisamente a dime
Revista Brasileira de Linguística Aplicada. Publicado em: 2022