Brazilian Cinema
Mostrando 13-24 de 169 artigos, teses e dissertações.
-
13. A primazia da palavra e o refúgio da memória : o cinema de Eduardo Coutinho / The primacy of word and the refuge of memory : the cinema of Eduardo Coutinho
Esta pesquisa investiga como a memória e a oralidade, categorias importantes nas Ciências Sociais e em outros domínios do saber, pontuam a práxis cinematográfica de Eduardo Coutinho (constituem sua matéria-prima basilar), a partir de seu procedimento mais recorrente - a entrevista. Para tanto, delimitamos como recorte analítico os seguintes filmes de
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 17/05/2012
-
14. Poética do cinema infantil brasileiro : aspectos temáticos, formais e mercadológicos em Menino maluquinho
Este trabalho debruça-se sobre o cinema infantil, em especial o brasileiro, e tem como objetivo levantar algumas de suas características temáticas, estéticas e comerciais. Para tanto, toma como ponto de partida a poética de Bordwell (2007) e realiza o estudo de caso de dois filmes: Menino maluquinho - o filme (Helvécio Ratton, 1994) e Menino maluquinho
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/05/2012
-
15. Do palco ao écran : Eles não usam black-tie / Do palco ao écran: Eles não usam black-tie
Esta pesquisa tem por objetivo conhecer o processo de criação do filme Eles não usam blacktie (1981), de Leon Hirszman, baseado na peça homônima de Gianfrancesco Guarnieri, utilizando o referencial teórico fornecido pela Crítica de Processo (conforme Cecilia Salles) e os documentos referentes à realização da obra, tais como Argumentos, roteiros, St
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 02/04/2012
-
16. Voz e representação do real: montagem e construção da narrativa no documentário brasileiro contemporâneo / Voice and representation of the real: montage and construction of the narrative in contemporary Brazilian documentary
Neste estudo buscamos compreender a produção dos documentários brasileiros dos dias atuais a partir de um dos seus processos técnicos: a montagem. Queremos neste trabalho estudar a relação existente entre esta etapa da produção e a construção da narrativa, uma vez que é na montagem que o material bruto ganha forma, seja ele composto por imagens gr
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/03/2012
-
17. A distribuição independente no cinema brasileiro : um estudo sobre a circulação do longa-metragem nacional no mercado de salas, em 2010
This dissertation has the objective of to investigate the distribution of brazilian feature films in home movier theatres by independent distributers in 2010. Identify the behavior of these films in relation to economic and institutional factors that brazilian market. Also, look on the set of weights that separate elements of brazilian cinema audience, even
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/03/2012
-
18. Afro-Brazilian religions and audiovisual narratives in Amazonia: research tools
Este texto discute a utilização de recursos audiovisuais como o cinema e o vídeo por afrorreligiosos em dois contextos etnográficos na Amazônia, as cidades de Cururupu e Belém. Em Cururupu, a produção de vídeos amadores encomendados em uma loja de filmagem local seve como fonte de autorreconhecimento e possibilita a discussão e a vivência contínu
Vibrant, Virtual Braz. Anthr.. Publicado em: 2012-12
-
19. Orfeu : do mito à realidade brasileira uma análise da trilha sonora dos filmes "Orfeu Negro" (1959) e "Orfeu" (1999) baseados na peça "Orfeu da Conceição" de Vinicius de Moraes / Orpheus : from the myth to the brazilian reality a soundtrack analysis of the movie "Black Orpheus" (1959) and "Orpheus" (1999) based on Vinicius de Moraes play "Orfeu da Conceição"
Esta pesquisa tem como objetivo estudar a trilha sonora dos filmes "Orfeu Negro", de Marcel Camus (1959) e "Orfeu", de Cacá Diegues (1999), integrando música instrumental, canção, sound design e edição de som enquanto elementos criativos das obras e sua relação com as outras linguagens que compõem a totalidade dos filmes. Será feita uma decupagem i
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/08/2011
-
20. Vale a pena ver de novo? : a Globo Filmes e as novas configurações do audiovisual brasileiro na pós- retomada / Worth seeing again? : Globo Filmes and the new setting in the Brazilian audiovisual sector during pós-retomad a period
Esta pesquisa lança um olhar sistêmico e integrado sobre o campo do audiovisual brasileiro na primeira década dos anos 2000, a pós-retomada. A partir da abordagem da Economia Política da Comunicação e da Cultura, chega-se ao panorama atual do cinema no país e sua relação com a televisão. O estudo aborda o impacto da entrada da Globo no cinema, por
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 06/07/2011
-
21. O eu e o outro na representação fílmica da favela: uma análise de 5X Favela: Agora por Nós Mesmos e Cidade de Deus / Self and other filmic representation of the slum: an analysis of 5X Favela: Now for Ourselves and City of God
This study makes a analyses of feature-length films 5X Favela Agora por nós mesmos (2010), Cinco Vezes Favela (1962) and Cidade de Deus (2002) in order to verify if there are differences between the way different social groups see one another. Those films represent the favelas (slums) from two perspectives: by the outsiders‟ and the insiders‟ po
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/05/2011
-
22. O eu e o outro na representação fílmica da favela: uma análise de 5X Favela: Agora por Nós Mesmos e Cidade de Deus / Self and other filmic representation of the slum: an analysis of 5X Favela: Now for Ourselves and City of God
Este estudo faz a análise fílmica dos longa-metragens 5X Favela Agora por nós mesmos (2010), Cinco Vezes Favela (1962) e Cidade de Deus (2002), buscando verificar se existem diferenças entre os diferentes olhares sobre determinados grupos (classe média e moradores da favela) sociais e entre estes e o olhar desses grupos sobre si mesmos. Os filmes em que
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/05/2011
-
23. Design de interação para TV Digital: convergência das mídias e o Sistema Brasileiro de TV Digital / Digital TV Interaction Design: media convergence and the Brazilian Digital Television System
O Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD), adotado como padrão de TV Digital no Brasil, traz consigo a alta resolução de imagens, mais canais, a transmissão para receptores móveis e a promessa de interatividade. Concomitantemente à sua implantação, vemos o crescimento da base de usuários do serviço móvel pessoal, assim como um aumento substancial
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/04/2011
-
24. O dispositivo e seu processo: anÃlise dos filmes 33, filmefobia e seus diÃrios de campo / The device and its process: analysis of 33 films, filmefobia and his field diaries
This research analyzes the movies 33(2003) and Filmefobia (2009), directed by Brazilian filmmaker Kiko Goifman. The movies were studied from their cinematographic perspective and narratives, seeking to indentify how act the appartus developed by the director and its relationship with the creative process. From an explanation about the concept of apparatus in
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 15/04/2011