VARIAÇÃO TEMPORAL E SAZONAL NA ESTRUTURA E REPRODUÇÃO DE UMA TAXOCENOSE DE LAGARTOS EM UMA ÁREA DE CAATINGA DO ALTO SERTÃO SERGIPANO. / TIME AND SEASONAL VARIATION IN THE STRUCTURE AND REPRODUCTION OF ONE OF LIZARDS IN A ASSEMBLAGE AREA OF HIGH CAATINGA SERTÃO SERGIPE.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

01/03/2012

RESUMO

Em ambientes de caatinga são frequentes eventos climáticos catastróficos que acabam por modelar a vida animal e vegetal neste bioma. Assim, este trabalho teve por finalidade avaliar como as espécies de lagartos do Monumento Natural Grota do Angico, Sergipe, respondem às variações ambientais em termos temporais e sazonais. Para isso foram utilizadas informações, tomadas entre janeiro de 2010 e dezembro de 2011, referentes à estrutura da comunidade e reprodução. Foram registradas 14 espécies de lagartos, pertencentes a oito famílias. Com relação à riqueza, foram verificadas pequenas modificações entre os anos e entre as estações estudadas. As abundâncias totais e de cada espécie de lagarto variaram tanto entre os anos, como também entre os sítios. Tropidurus hispidus prevaleceu nos sítios 2 e 3, enquanto que Cnemidophorus ocellifer no sítio 1, em ambos os anos estudados. As espécies mais abundantes em cada sítio no ano de 2010 se mantiveram no ano de 2011. Modificações em relação às estações seca e chuvosa nas abundâncias dos lagartos não foram evidenciadas. Os resultados das análises de correspondência canônica para os anos e para as estações mostraram uma associação entre a ocorrência dos lagartos e as variáveis ambientais (número de bromélias, proporção de rochas e de solo exposto e pluviosidade). No geral, quando considerada a diversidade dos sítios entre os anos e as estações, o sítio 1 foi o mais diverso, seguido dos sítios 3 e 2, respectivamente. Com relação à reprodução, ela foi contínua para C. ocellifer, Lygodactylus klugei e Tropidurus semitaeniatus e provavelmente esteja ligada à imprevisibilidade climática da caatinga. Já T. hispidus reproduziu sazonalmente, coincidindo com a estação chuvosa. C. ocellifer e T. hispidus apresentaram diferenças na atividade reprodutiva entre os anos, sendo estas relacionadas com mudanças na precipitação local. Quanto ao tamanho da ninhada, C. ocellifer e L. klugei produziram até dois ovos por vez, T. hispidus de dois a quatro ovos e T. semitaeniatus dois ovos por ninhada. Cnemidophorus ocellifer, L. klugei e T. hispidus apresentam múltiplas desovas. Por fim, o acúmulo de corpos adiposos em C. ocellifer não respondeu às flutuações na pluviosidade e em T. hispidus e T. semitaeniatus parecem ocorrer depois do período de maior precipitação dessa variável ambiental, porém nenhuma relação com a reprodução desses animais foi evidenciada.

ASSUNTO(S)

variação sazonal/temporal estrutura de comunidade reprodução lagartos caatinga conservacao da natureza seasonal/ temporal variation community structure reproduction lizards caatinga

Documentos Relacionados