Variação morfologica dependente da planta hospedeira na borboleta Heliconius erato phyllis (Lepdoptera : Nymphalidae) / Hosp-plant dependent wing morphometric variation in the butterfly Heliconius erato Phyllis (Nymphalidae)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

Insetos fitófagos e suas plantas hospedeiras são um modelo valioso no estudo da influência do ambiente sobre o fenótipo, uma vez que estas são a única fonte de alimento e modulam a interação do herbívoro com outras espécies. Dado esse papel preponderante, espera-se que a planta hospedeira exerça influência em diversas características dos herbívoros, das mais diretamente relacionadas ao desempenho a diferenças sutis na morfologia. Além disso, deve haver relação inversa entre o desempenho e a magnitude da assimetria flutuante dos indivíduos criados em cada uma das hospedeiras. Para testar essas expectativas, estudamos o tamanho e a forma das asas, e sua assimetria, na borboleta Heliconius erato phyllis. Por meio das ferramentas da morfometria geométrica, testamos se havia variação em forma e tamanho entre indivíduos criados em diferentes hospedeiras e testamos também se havia assimetria direcional e flutuante. Detectamos uma variação marcada na forma das asas entre indivíduos que consumiram diferentes hospedeiras, uma assimetria direcional muito consistente, além de resultados pouco consistentes para a assimetria flutuante. Os resultados observados reforçam o papel da plasticidade fenotípica e das plantas hospedeiras na variação morfológica de insetos fitófagos, além de contribuírem com as atuais críticas à assimetriaflutuante como indicadora de desempenho.

ASSUNTO(S)

heliconiini passifloraceae lepidoptero lepidoptero passifloraceae heliconiini morphometry phenotypic plasticity plasticidade fenotipica morfometria

Documentos Relacionados