Uma abordagem orientada por modelos para o desenvolvimento de software na computação ubíqua
AUTOR(ES)
Eduardo Felipe Zambom Santana
DATA DE PUBLICAÇÃO
2010
RESUMO
Com o avanço da capacidade de hardware e de tecnologias chaves de software e de redes, a Computação Ubíqua está se tornando uma realidade. O termo Computação Ubíqua referese a ambientes saturados de dispositivos computacionais e redes de comunicação, que se integram naturalmente à atividade humana. Segundo Mark Weiser, o pai da computação ubíqua, as mais profundas tecnologias são as que desaparecem. Neste sentido a Computação Ubíqua pode ser considerada o oposto da Realidade Virtual. Enquanto na segunda o usuário penetra no mundo virtual, na primeira é a computação que penetra no mundo físico do usuário, construindo a ligação entre os dois mundos. Pesquisas, em diferentes áreas, têm sido realizadas para melhorar processo de desenvolvimento de software na Computação Ubiqua. Na Engenharia de Software, este novo paradigma, principalmente devido à quantidade e diversidade de dispositivos e plataformas, apresenta problemas, como: desenvolvimento das aplicações de forma manual e sob demanda; e dificuldade de manutenção e evolução das aplicações para atender aos novos requisitos e acompanhar as mudanças de plataformas. Esses problemas têm motivado a pesquisa de métodos, processos, técnicas e ferramentas para modelagem, implementação, testes para apoiar o desenvolvimento de aplicações ubíquas. Motivados em pesquisar uma solução para esses problemas, este projeto desenvolveu uma abordagem orientada por modelos para a construção de software na computação ubíqua. A abordagem baseia-se na Modelagem Específica de Domínio (Domain Specific Modeling DSM) e na Arquitetura Orientada por Modelos (Model- Driven Architecture - MDA). Com foco na reutilização de software, em diferentes níveis do ciclo de vida do software desde a modelagem da aplicação até sua implementação, a abordagem possibilita um ganho de produtividade no desenvolvimento de aplicações que devem ser executadas em diferentes arquiteturas da computação ubíqua, conforme os inúmeros dispositivos móveis, como celulares, PDAs e outros. Os principais mecanismos que automatizam parte das atividades do Engenheiro de Software na execução da abordagem são: uma ferramenta CASE, um gerador de código para a modelagem de aplicações específicas de um domínio, a IDE (Integrated Development Environment) Eclipse e um framework para ciência de contexto e adapatação de conteúdo. Estudos de casos no domínio da Educação Médica foram desenvolvidos para testar e avaliar a abordagem proposta.
ASSUNTO(S)
engenharia de software desenvolvimento orientado por modelos computação ubíqua reuso ciencia da computacao ontologia
ACESSO AO ARTIGO
http://www.bdtd.ufscar.br/htdocs/tedeSimplificado//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3642Documentos Relacionados
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