Um olhar sobre o vazio: imagem e escrita em Douleur Exquise e L Absence, de Sophie Calle

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

Esta dissertação tem como objetivo geral realizar um estudo sobre a obra de Sophie Calle, a partir das relações entre a escrita e a imagem no livro Douleur exquise (2003) e na trilogia L Absence (2000). Tendo como eixo a temática da ausência e da memória, buscamos determinar o diálogo entre a fotografia e a narrativa no corpus selecionado, comparando os efeitos do real e do ficcional, verificando o processo de elaboração do texto e da imagem na composição de seus livros. No que se refere à fotografia, a análise se baseia nas pesquisas de Roland Barthes (1984) e de Philippe Dubois (1993). Para cotejar os limites da ficção e da realidade em Douleur exquise são utilizadas as noções de autobiografia, proposta por Philippe Lejeune (1975), e de autoficção, termo difundido por Serge Dubrovsky (1977). As descrições das obras de arte em L Absence são examinadas à Luz das teorias de Philippe Hamon (1991) e de Liliane Louvel (1977).

ASSUNTO(S)

memória na literatura teses. fotografia artistica teses. literatura e fotografia teses. calle, sophie, 1953- l absence critica e interpretação teses. calle, sophie, 1953- douleur exquise critica e interpretação teses. semiótica e literatura teses. ficção autobiografica francesa teses.

Documentos Relacionados