Um estudo sobre os requisitos de jogos de simulação usados no ensino de engenharia de software
AUTOR(ES)
Rodrigo Montenegro Possa
FONTE
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
DATA DE PUBLICAÇÃO
10/06/2011
RESUMO
Jogos de simulação são uma abordagem interessante para o ensino de Engenharia de Software. Uma razão para sua adoção é que existem alguns experimentos que dão evidências que o jogo de simulação pode ser uma ferramenta efetiva para a melhoria do aprendizado, o entendimento de assuntos complexos, e a melhoria da motivação dos estudantes. Uma questão de pesquisa importante é identificar quais requisitos tornam bem-sucedida a adoção de jogos de simulação nos cursos de Engenharia de Software. Neste sentido, apresentamos um estudo sobre os requisitos que podem ser usados para avaliar jogos de simulação em termos das teorias de aprendizado aplicadas. Nossa motivação é apoiar os desenvolvedores de jogos e os professores na criação e escolha de jogos de simulação para fins educacionais. Os requisitos foram levantados a partir de revisão da literatura da área. Os jogos de simulação existentes foram identificados e avaliados através de uma revisão sistemática da literatura. Como resultado, verificou-se que algumas teorias de aprendizado, apesar de terem potencial para serem aplicadas, estão sendo pouco contempladas pelos jogos de simulação.
ASSUNTO(S)
computação teses. engenharia de software teses. software. modelagem de dados. teses.
ACESSO AO ARTIGO
http://hdl.handle.net/1843/SLSS-8HTJKRDocumentos Relacionados
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