Testículo de Astyanax altiparanae Garutti e Britski, 2000. Estudo morfológico, ultraestrutural e imuno-histoquímico. / Testis of Astyanax altiparanae Garutti e Britski, 2000. Ultrastructural and immunohistochemical study.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT

DATA DE PUBLICAÇÃO

22/07/2011

RESUMO

O teleósteo Astyanax altiparanae, popularmente conhecido como lambari importância econômica e ecológica. Poucos são os trabalhos que visam demonstrar a morfologia dos testículos de brasileiros. O objetivo deste estudo foi classificar e demonstrar as alterações morfológicas do testículo de Astyanax altiparanae ao longo do ciclo gonadal e quantificar tais alterações. Foram encontrados os estádios: regredido, maturação inicial, maturação média, maturação final e regressão. O estudo ultraestrutural revelou que as células secretoras que revestem os ductos possuem organelas relacionadas à síntese de macromoléculas e gotículas de lipídio. O estudo imuno-histoquímico revelou detalhes da distribuição de receptor de andrógeno, claudina-1, citoqueratina, actina, colágeno do tipo I, laminina e fibronectina neste órgão. O presente trabalho revelou que os machos de Astyanax altiparanae são capazes de desenvolver o intersexo, já que foram encontrados oócitos no interior dos testículos de alguns indivíduos.

ASSUNTO(S)

endocrine glands of animals freshwater fish glândulas endócrinas de animal hormônios sexuais morfologia animal morphology ovário ovary peixes de água doce sex hormones testículo testis

Documentos Relacionados