Tecnologia siderúrgica no Brasil do século XIX: conhecimento e técnica na aurora de um país (o caso da Fábrica de Ferro de São João do Ipanema) / Metallurgical technology in the nineteenth century Brazil: knowledge and technique in the dawn of a country (the case of Fábrica de Ferro de São João do Ipanema)

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

22/06/2012

RESUMO

Este trabalho tem por pretensão estudar e analisar a transferência e a constituição de tecnologia no Brasil nas duas primeiras décadas do século XIX, para isso foi escolhido o caso da siderurgia e sua implementação no, então, território Luso-americano. Para tal fim a escolha foi a da Fábrica de Ferro de São João de Ipanema, aonde foi introduzida em maior escala de investimentos de tempo e capital. Para o sucesso da empreitada tida como muitos impossível de se concretizar no cenário tropical do Brasil foram mobilizados cientistas, técnicos, nacionais e estrangeiros, os quais contribuíram com a criação, manutenção e desenvolvimento de uma fábrica capaz de suprir ao império de Portugal com armas e equipamentos diversos de ferro, necessários ao desenvolvimento econômico. A hipótese a ser testada é que Ipanema fazia parte de um projeto maior do Império Português de modernização, por meio do conhecimento científico e da aplicação tecnológica de ponta, advindas do Iluminismo e das formas de governança ilustradas e ao estilo de desenvolvimento inglês que demonstrava os sucessos da industrialização. Porém este se fazia com uma série de elementos complicadores, advindos da própria estrutura social, econômica e política de Portugal e do Brasil, sua colônia em rápido processo de transformação.

ASSUNTO(S)

ipanema fábrica de ferro hedberg hedberg ipanema iron plant ironwork modernização modernization século xix siderurgia technology tecnologia the nineteenth century varnhagen varnhagen

Documentos Relacionados