Teatros de um só instante: O vivo e o não-vivo na mise en scène fotográfica de Bernard Faucon
AUTOR(ES)
Patrícia Mourão de Andrade
DATA DE PUBLICAÇÃO
2007
RESUMO
Entre 1976 e 1981, Bernard Faucon realizou mise en scènes fotográficas com manequins de vitrine infantis. Reunidas na série que viria a se chamar Les Grandes Vacances, elas apresentam bonecos de cera e olhos de vidro em cenas construídas para parecerem naturais e familiares como passeios ao ar livre, jogos e piqueniques. Em algumas imagens, um menino vivo, de corpo descoberto, aparece em meio aos manequins, para abalar as ficções. Esta pesquisa se debruça sobre a questão da verossimilhança e da inverossimilhança, pautada na relação entre a criança viva e a não-viva nestas imagens. Também buscamos explorar como nelas se articula a experiência do tempo e o olhar fotográfico. Metodologicamente, este trabalho parte de um diálogo com um conjunto de autores, como Roland Barthes, Maurice Blanchot e Sigmund Freud, que tangenciam, cada qual em seu próprio campo de estudo, a relação do olhar com a vida e a morte, bem como com a verossimilhança e a inverossimilhança. As conclusões às quais chegamos indicam que em Les Grandes Vacances a vida e a verdade não são buscadas pelo lado da realidade, mas emergem do não-vivo e do inverossímil. Percebemos que é o manequim que concentra todas as potências de conduzir o olhar a experienciar afetos verdadeiros e a fabular vidas possíveis. O corpo vivo e verdadeiro é impossível
ASSUNTO(S)
faucon, bernard -- 1950- -- les grandes vacances bernard faucon verossimilhança televisao -- cenografia e cenarios teatros -- cenografia e cenarios mise en scène manequins image verisimilitude fotografia staged photography imagem comunicacao bernard faucon mise en scène fotografia
ACESSO AO ARTIGO
http://www.sapientia.pucsp.br//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4848Documentos Relacionados
- A voz na mise en scène: o filme Cidade de Deus sob a escuta fonoaudiológica
- Entre o tempo perdido e o instante: cronofotografia, ciência e temporalidade moderna
- Da mise en scene da identidade e personalidade da marca : um estudo exploratorio do fenomeno marca, para uma contribuição a seu conhecimento
- Pina Bausch e Café Müller no Cinema: a mise-en-scène da copresença do corpo e dos olhos fechados
- Quando a violência política entra em cena