Teatro da encarnação: contribuições do Teatro de Animação para a Teoloda Missão
AUTOR(ES)
Marcelo Ramos Saldanha
FONTE
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
DATA DE PUBLICAÇÃO
05/03/2012
RESUMO
Esta dissertação apresenta um princípio de teorização acerca do Teatro da Encarnação, uma prática artística e missionária desenvolvida pelo autor em seu la- bor pastoral, e sua relação com a teologia da Missão Integral. Sob a visão de uma dupla encarnação na figura do boneco, o Teatro da Encarnação é uma manifestação corporeificada do lúdico infantil, onde o adulto e a criança transformam-se em seres que dialogam num espaço de significados compartilhados. Como esse teatro encar- nado é uma apropriação missionária do teatro de animação, sendo uma manifesta- ção artística que mantém enorme semelhança com o ato de brincar, o abordaremos inicialmente como técnica, falando do ator, do boneco e da criança, a partir do en- contro do mundo concreto do adulto com a hermenêutica lúdico-sincrética da crian- ça. E posteriormente, a partir da filosofia da Vida de Michel Henry e da teologia da Missão Integral, o abordaremos como um potente meio de apreensão dos saberes próprios da Vida, que, em sua auto-doação a nós, constrói um universo simbólico rico em experiências, onde ambos podem ver-se como seres nascidos na vida, num espaço kenótico de múltiplas possibilidades de interação e transformação.
ASSUNTO(S)
teologia prÁtica evangeliza- ção missão vida absoluta teatro da encarnação teologia incarnation theater absolute life mission evangelism
ACESSO AO ARTIGO
http://tede.est.edu.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=373Documentos Relacionados
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