STUDY OF THE PAPER OF S-NITROSOGLUTHATHIONE IN EXPERIMENTAL PERIODONTAL DISEASE AND IN ACUTE INFLAMMATION. / ESTUDO DO PAPEL DO S-NITROSOGLUTATIONA NA DOENÃA PERIODONTAL EXPERIMENTAL E NA INFLAMAÃÃO AGUDA.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

26/08/2010

RESUMO

A periodontite, importante causa de perda dentÃria em adultos, à uma doenÃa inflamatÃria crÃnica caracterizada pela reabsorÃÃo do osso alveolar e das fibras colÃgenas, bem como destruiÃÃo do cemento. O S-nitrosoglutationa (GSNO) à considerado um doador de NO e atua como reservatÃrio de NO in vivo. O objetivo do presente estudo foi investigar o efeito do GSNO na doenÃa periodontal experimental (DPE). A DPE foi induzida passando-se um fio de nÃilon 3.0 em torno do segundo molar superior esquerdo de ratos Wistar fÃmeas. Os animais foram tratados com 50 μl GSNO (0,5, 2 e 10 mmol L-1), PVP (polivinil pirrolidona, diluente do GSNO) ou salina subgengivalmente 30 minutos antes da induÃÃo da periodontite e diariamente atà o dia do sacrifÃcio no 11 dia. Foram analisados os seguintes parÃmetros: Ãndice de perda Ãssea (IPO), fosfatase alcalina Ãssea (FAO), mieloperoxidase (MPO), dosagem de citocinas (IL-1β e TNF-α), malondialdeÃdo (MDA), glutationa reduzida (GSH), conteÃdo de nitrito/nitrato (NOx) e imunohistoquÃmica para metaloproteinase-1/-8 (MMP-1/-8), Ãxido nÃtrico sintase induzida (NOSi) e fator de transcriÃÃo nuclear-κB (NF-κB). A fim de confirmar o efeito antiinflamatÃrio e antioxidante do GSNO foram utilizados os modelos de peritonite e edema de pata. A peritonite foi induzida atravÃs da injeÃÃo de 1mL de carragenina ou salina (500 μL) na cavidade peritoneal 1 hora apÃs a administraÃÃo intraperitoneal (i.p.) de salina, PVP ou GSNO (0,5, 2 ou 10 mmol L-1). ApÃs 4 horas, os animais foram sacrificados para coleta do fluido peritoneal. Para o edema de pata, salina, PVP ou GSNO (0,5, 2 ou 10 mmol L-1, i.p.) foram administrados uma hora antes da injeÃÃo de 0,1 mL de carragenina (500μg/pata) ou salina por via subplantar (sp) na pata traseira esquerda de cada rata. O sacrifÃcio dos animais ocorreu 4 horas apÃs a injeÃÃo do estÃmulo inflamatÃrio. Os seguintes parÃmetros foram analisados: volume do edema da pata, migraÃÃo de leucÃcitos para cavidade peritoneal, MPO, IL-1β, TNF-α, GSH e MDA. O GSNO nas concentraÃÃes de 0,5 e 2 mmol L-1 reduziu o IPO, MPO, citocinas prÃ-inflamatÃrias IL-1β and TNF-α, nitrito/nitrato, e aumentou GSH. O GSNO nas concentraÃÃes de 0,5 e 2 mmol L-1 tambÃm diminuÃram a imunomarcaÃÃo para MMP-1/-8, NOSi e NF-κB. Contudo, apenas GSNO 2 mmol L-1 diminuiu MDA. Resultados semelhantes foram encontrados na peritonite e no edema de pata, acrescido de que o GSNO 0,5 e 2 mmol L-1 diminuiu tanto o volume do edema de pata como a migraÃÃo de leucÃcitos e neutrÃfilos para a cavidade peritoneal. Esses resultados mostram que o GSNO possui efeito protetor na doenÃa periodontal experimental, no edema de pata e na peritonite atravÃs da reduÃÃo da inflamaÃÃo e do estresse oxidativo.

ASSUNTO(S)

farmacologia s-nitrosoglutationa Ãxido nÃtrico inflamaÃÃo inflammation periodontite s-nitrosogluthathione nitric oxide periodontitis

Documentos Relacionados