STUDY OF THE ANTINOCICEPTIVE, ANTI-INFLAMMATORY AND ANTIOXIDANT ACTIVITIES OF SIDEROXYLON OBTUSIFOLIUM (SAPOTACEAE). / ESTUDO DAS ATIVIDADES ANTINOCICEPTIVA, ANTI-INFLAMATÓRIA E ANTIOXIDANTE DA SIDEROXYLON OBTUSIFOLIUM (SAPOTACEAE)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

A planta escolhida pertence à família Sapotaceae. Este estudo teve como objetivo contribuir para o conhecimento científico das ações antinociceptiva, anti-inflamatória e antioxidante da entrecasca da Sideroxylon obtusifolium (Roem. &Schult.) T.D. Penn, popularmente conhecida como quixabeira e usada no tratamento da dor e inflamação. Para tanto, o extrato etanólico bruto (EE, 459,60 g) da entrecasca da planta seca e triturada foi submetido à extração líquido-líquido (400 g) com hexano, clorofórmio e acetato de etila, obtendo assim as frações hexânica (11,90 g), clorofórmica (6,08 g), acetato de etila (43,72 g) e hidrometanólica (181,35 g). Este extrato e suas frações foram submetidos à prospecção fitoquímica detectando assim grupos de metabólitos secundários relevantes, como fenóis, flavonóides, xantonas, esteróides, triterpenóides, saponinas, taninos e catequinas. Em seguida, foram avaliados os efeitos desse extrato na nocicepção (nos modelos de contorções abdominais induzida por ácido acético, placa quente e formalina em camundongos), inflamação (nos modelos de edema de pata e de peritonite induzidos por carragenina em ratos) e oxidação (método do seqüestro do DPPH). No modelo de contorções abdominais induzida por ácido acético, o EE quando administrado por via oral na concentração de 400 mg/kg apresentou inibição similar ao AAS. Já no modelo da placa quente o EE não influenciou no aumento do tempo de latência pelo estímulo térmico de 55 0,5C, sugerindo não tem ação antinociceptiva central. Observando o modelo da formalina o efeito do EE apresentou inibição apenas na segunda fase mostrando antinocicepção do tipo inflamatória, sugerindo ação através da inibição da ciclo-oxigenase (COX). Na avaliação da ação anti-inflamatória pelo modelo de edema de pata induzido por carragenina em ratos, demonstrou que a administração oral do EE foi efetivo em reduzir a resposta edematogênica entre a segunda e quarta hora após a injeção de carragenina. No modelo de peritonite demonstrou que o EE por via oral foi efetivo em reduzir a migração leucocitária após 4 h a injeção i.p. de carragenina de forma similar à dexametasona. O método do seqüestro do DPPH permitiu estabelecer a ação antioxidante in vitro do EE e das frações acetato de etila e hidrometanólica, que pode estar relacionada aos compostos polifenólicos presentes. Assim, identificamos que o extrato da S. obtusifolium possui compostos fitoquímicos que influenciaram nas atividades anti-inflamatória, analgésica e antioxidante.

ASSUNTO(S)

antinociceptive activity atividade anti-inflamatória agronomia sideroxylon obtusifolium sideroxylon obtusifolium sapotaceae antioxidant activity anti-inflammatory activity sapotaceae atividade antioxidante atividade antinociceptiva

Documentos Relacionados