Strategy in the logistics of maize supply destined to turn into feed for broiler between two cooperatives in the shores region of the Itaipu Lake in (PR) / EstratÃgia na logÃstica de suprimento de milho destinado para raÃÃo de frango entre duas cooperativas da RegiÃo Lindeira ao Lago de Itaipu (PR)

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

02/03/2012

RESUMO

Este trabalho tem como foco a anÃlise de viabilidade econÃmica de investimentos em aumento da capacidade armazenadora de milho, utilizado para raÃÃo destinada à avicultura de corte, em uma comparaÃÃo das estratÃgias de duas Cooperativas Agroindustriais, com abrangÃncia geogrÃfica na RegiÃo Lindeira ao Lago de Itaipu. Como ponto de partida, utilizou-se o mÃtodo exploratÃrio, em que se realizou uma revisÃo bibliogrÃfica sobre o agronegÃcio e sua importÃncia para a economia brasileira, a LogÃstica de Suprimento, a cadeia da avicultura de corte e sua relevÃncia na geraÃÃo de renda e no desenvolvimento regional, a inserÃÃo das Cooperativas Agroindustriais e a engenharia econÃmica. Em seguida realizou-se levantamento da capacidade de armazenagem por meio da coleta de dados junto Ãs Cooperativas bem como de dados secundÃrios, em que se elaborou uma representaÃÃo por meio de mapa da relaÃÃo entre produÃÃo da safra 2010 com a capacidade estÃtica de armazenagem de grÃos das duas Cooperativas, ficando claro o dÃficit de armazÃns. Para melhor entender como os agentes ligados Ãs duas Cooperativas ordenam na prÃtica as preferÃncias em relaÃÃo Ãs variÃveis que influenciam diretamente no desempenho logÃstico neste elo da cadeia, utilizou-se a TÃcnica de PreferÃncia Declarada, a qual identificou as preferÃncias dos agentes das duas Cooperativas a partir de quatro atributos considerados relevantes sendo: SegregaÃÃo, Qualidade, Armazenagem e Secagem. A pesquisa evidenciou a necessidade de aumentar a produÃÃo de milho na safra de verÃo e sua segregaÃÃo com o produto colhido na safra de inverno, bem como melhorar o processo de secagem visando garantir a qualidade final da raÃÃo. Igualmente identificou-se a necessidade de investimento em silos para aumentar a capacidade de estocagem da produÃÃo, principalmente porque possui forte interdependÃncia em relaÃÃo Ãs demais variÃveis. Partindo-se desse cenÃrio, calculou-se a viabilidade econÃmica de investir em armazÃns. AlÃm de servir de estratÃgia para reduzir os riscos de abastecimento, bem como disponibilizar milho de melhor qualidade para raÃÃo, o aumento da capacidade armazenadora mostrou-se economicamente viÃvel pelos resultados dos cÃlculos de viabilidade.

ASSUNTO(S)

agronegÃcio cooperativas avicultura de corte logÃstica agribusiness cooperatives poultry production logistics economia agraria economia agrÃcola cooperativas agroindustriais frangos de corte indÃstria avÃcola -paranà armazenamento agrÃcola cadeia de abastecimento logÃstica agroindustrial engenharia econÃmica

Documentos Relacionados