Sobre os estudos metabólicos de fármacos empregando-se atividade enzimática de CYP450 visando-se estabelecer correlações entre estrutura e atividade / On the metabolic studies of drugs by using enzymatic activities of CYP450\ s to ends up correlations between structure and activities

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

16/09/2011

RESUMO

A Química Medicinal é ciência multidisciplinar com ação direta sobre conhecimentos específicos focalizando Química, Biologia, Medicina, Fisiologia, entre outras áreas de estudos no domínio fundamental e tecnológico. Esta ciência atua ainda entre várias interfaces científicas tais como a Bioquímica, Biofísica, Biologia Molecular, Química Biológica e outras.
A investigação no metabolismo de fármacos é a primeira e essencial fase na moderna farmacologia, uma vez que os parâmetros Farmacocinéticos são os mais relevantes dados iniciais a serem considerados no início da Fase 3 em testes clínicos com humanos. Em sua totalidade os dados farmacocinéticos são conhecidos como ADME (Absorção, Distribuição, Metabolismo e Excreção) e, ao lado dos Parâmetros Toxicológicos responde por no mínimo 70 % das avaliações finais negativas de fármacos (não recomendáveis) durante a Fase 3 em testes clínicos com humanos.
Esta dissertação emprega Métodos Quiminformáticos para obter parâmetros metabólicos de fármacos conhecidos com o objetivo de se chegar a modelos de metabolismo preditivos baseados em correlações entre estrutura e atividade e, por intermédio desta avaliação, desenvolver abordagem similar para fármacos desconhecidos tentando obter modelos metabólicos preditivos baseando-se em correlações de estrutura e reatividade, envolvendo as enzimas citocromo P450 dentro do grupo de enzimas CYP1A2, CYP2C9, CYP2C19, CYP2D6 e CYP3A4. A validação do modelo in silico foi desenvolvida por meio de estudos comparativos de perfis metabólicos empregando-se o critério de superposição de dados de compostos com estruturas de referência que mostrem as melhores correlações de estrutura e reatividade considerando enzimas CYP2C9, CYP2D6 e CYP3A4.
Os modelos obtidos podem ser muito úteis na previsão de metabolismo considerando enzimas CYP2C9, CYP2D6 e CYP3A4 para novos tipos de possíveis fármacos, pois, o comportamento referente a tendências de metabolismo de novas entidades químicas pode levar a análises por antecipação de reações enzimáticas. Certamente, este estudo preditivo na Fase I do estudo de fármacos na farmacoterapia reduzirá drasticamente o perfil temporal e o impacto de custos no desenvolvimento de novas substâncias bio-ativas no planejamento da gênese de novos fármacos.

ASSUNTO(S)

chemistry chemoinformatic citochromes citocromos drugs enzimas enzymes farmacocinética fármacos farmacoterapia medicinal medicine metabolism metabolismo pharmacokinectics pharmacotherapy química quiminformática

Documentos Relacionados