Sob o signo da cearensidade: uma análise do ethos discursivo do homem do sertão cearense nas literaturas erudita e popular

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

30/08/2010

RESUMO

A obra literária tem sido tratada, por algumas concepções teóricas, a partir de sua estrutura, autores, estilos e características de escolas literárias a qual está filiada. Maingueneau (2006) critica esse tipo de análise e trata da emergência de uma teoria para a análise literária que procure dar conta das condições de produção, recepção e discursos. Ele afirma que a obra se enuncia através de uma situação que não é um quadro preestabelecido e fixo: ela pressupõe uma cena de fala determinada que precise validar por meio de seu próprio enunciado. Nessa perspectiva, ele trata das cenas da enunciação (englobante, genérica, cenografia) e do ethos na perspectiva de tom, caráter e corporalidade, como elementos que validam esse enunciado. Essa pesquisa, ancorada nessa perspectiva teórica, procura analisar o ethos discursivo do homem do sertão do Ceará nas produções literárias: O sertanejo, de José de Alencar e Cordéis e outros poemas, de Patativa do Assaré. Os resultados desse trabalho apontam como ethé validados pelas cenografias do sertão: o ethos da religiosidade, da resignação e da resistência em O sertanejo, e o da religiosidade e resignação em Cordéis e outros poemas, prevalecendo nas duas obram um discurso que caracteriza uma predominância do ethos da religiosidade sobre os demais

ASSUNTO(S)

ethos discursivo cenografia discurso linguistica aplicada discursif scénographie et discours littéraire

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