Sistemas Hipermídia adaptativos para a educação baseada na web: uma visão semiótica. / Adaptive hypermedia system for web based education: a semiotic approach.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

A Educação Baseada em Web vem crescendo substancialmente ao longo dos últimos anos; em decorrência desse fator, aumenta a diversidade de alunos que buscam através desse meio uma alternativa para sua formação, seja ela acadêmica ou profissional. Esses alunos possuem diferentes características pessoais, sócio-culturais e cognitivas, e desta maneira possuem preferências e necessidades variadas. Nesse contexto, os Sistemas Hipermídia Adaptativos oferecem um recurso para atender a esse público diverso, que tem um objetivo em comum, o ensino a distância por meio da Web. O modelo aqui proposto versa sobre um Sistema Hipermídia Adaptativo, cujos critérios para adaptação consistem na seleção de conteúdos apropriados ao estilo cognitivo do aluno, o que é identificado através da investigação das suas Inteligências Múltiplas. Para isso, foram propostas 10 personas-cognitivas, resultantes da combinação das inteligências mais desenvolvidas em cada um. Também foi realizado um estudo sobre a relação entre as Inteligências Múltiplas e a Semiótica e entre o conteúdo instrucional e a Semiótica. Desse estudo foi originada uma matriz, resumindo os resultados obtidos e que foi utilizada como alicerce para a seleção dos signos mais adequados a cada uma das personas. Utilizou-se como Modelo de Referência para Hipermídia Adaptativa o Modelo Munich, que foi adequado à proposta educacional e ao estudo dos signos. Foi então desenvolvido o modelo SHASIM, onde se contemplam os principais aspectos para concepção de um Sistema Hipermídia Adaptativo para o domínio educacional.

ASSUNTO(S)

inteligências múltiplas modelagem de usuário web education based hipermídia multiple intelligences semiotics educação a distância semiótica adaptative hipermedia

Documentos Relacionados