Serious games baseados em realidade virtual para educação médica
AUTOR(ES)
Machado, Liliane dos Santos, Moraes, Ronei Marcos de, Nunes, Fatima de Lourdes dos Santos, Costa, Rosa Maria Esteves Moreira da
FONTE
Revista Brasileira de Educação Médica
DATA DE PUBLICAÇÃO
2011-06
RESUMO
A evolução tecnológica tem permitido utilizar novas abordagens no processo de ensino-aprendizagem. Os serious games se relacionam com uma categoria especial de jogos, voltados a conteúdos e finalidades específicos, nos quais o jogador utiliza seus conhecimentos para resolver problemas, conhecer novas problemáticas e treinar tarefas. Uma das tecnologias propícias à construção de serious games é a Realidade Virtual, que oferece ambientes computacionais tridimensionais com formas avançadas de interação capazes de prover maior motivação ao processo de aprendizagem. No contexto da educação médica, tais aplicações apresentam um nicho ainda pouco explorado, se observados sua relevância e impactos na sociedade. Este artigo apresenta os serious games baseados em Realidade Virtual como uma proposta para o ensino de conteúdos específicos da área médica. Para isso, categoriza-os e apresenta o que tem sido desenvolvido nos últimos anos, seus componentes, características de desenvolvimento e suas potencialidades como oportunidades de pesquisa, desenvolvimento e negócios.
ASSUNTO(S)
ensino jogos de vídeo educação informática
Documentos Relacionados
- Aplicando Sistemas Hápticos em Serious Games: Um Jogo para a Educação em Higiene Bucal
- Uma Arquitetura para Programação Visual de Ambientes baseados em Realidade Virtual para Profissionais da Saúde
- Serious games para educação sexual de adolescentes e jovens: revisão integrativa de literatura
- Serious games para educação em higiene bucal infantil: uma revisão integrativa e a busca de aplicativos
- Avaliação da educação superior: uma realidade na educação médica