Semiótica e construção do sentido no discurso musical: propostas teóricas e aplicações / Semiotics and the construction of meaning in musical discourse: theoretical proposals and applications

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

05/06/2012

RESUMO

O pesquisador que opta pela Semiótica de linha francesa para o desenvolvimento de seu projeto acadêmico, lança sua âncora nos estudos da linguagem humana e encontra um arcabouço teórico inaugurado por Saussure no Curso de Linguística Geral (Saussure, 1997). Partindo desta base teórica, discutiremos a pertinência da aplicação dos princípios da Teoria Semiótica, também chamada greimasiana, na análise do discurso musical. Num primeiro momento, apresentaremos um modelo de apreensão do objeto estético a partir de elementos extraídos da obra Da imperfeição, onde Greimas discute o Acontecimento Estésico. Em seguida, proporemos algumas formas distintas de discretizar e sistematizar o discurso musical, debatendo algumas das tomadas de posição entre os semioticistas da Música. Vencidas tais etapas, aplicaremos aos parâmetros das Alturas, Intervalos Simultâneos e Timbre, alguns conceitos extraídos, sobretudo, da Semiótica Tensiva, conforme as propostas de Claude Zilberberg. Finalmente, por meio da análise de dois importantes movimentos na história do Jazz, o Swing e o Bebop, traremos algumas formulações sobre o conceito de Cena Enunciativa e sua implicação na construção do sentido do discurso musical.

ASSUNTO(S)

discourse discurso language linguagem music música semiótica semiotics sense sentido

Documentos Relacionados