Ressonância Magnética Nuclear e quimiometria como ferramentas de distinção e quantificação de metabólitos de cana-de-açúcar (Saccharum officinarum) e feijão-comum (Phaseolus vulgaris) / Nuclear magnetic resonance and chemometrics as tools for distinguishing and quantifying metabolites Sugarcane (Saccharum officinarum) and common bean (Phaseolus vulgaris)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

O estudo de cinco diferentes cultivares de feijão comum (Phaseolus vulgaris) nas condições crua, após a imersão em água (molho) e após o processamento doméstico de cocção (cozimento), através da RMN em solução e RMN HR-MAS, foi realizado com vistas ao estabelecimento de um protocolo de quantificação dos oligossacarídeos rafinose, estaquiose e verbascose em sementes de feijão. Esse estudo vem ao encontro dos objetivos da Embrapa Arroz e Feijão que busca a produção de sementes de feijão com baixo teor desses oligossacarídeos. Essa dissertação descreve ainda a potencialidade das análises quimiométricas aplicadas em RMN de 1H adquiridas nas sondas para análises de amostras semi-sólidas (heterogêneas) e em solução, para a investigação de variedades de cana. A cana-de-açúcar é a matéria primordial utilizada no Brasil para a produção do biocombustível etanol. Várias tecnologias para o desenvolvimento de novos cultivares de cana centram-se, principalmente, no aumento de produtividade e maior resistência a doenças. Cultivares de cana-de-açúcar são normalmente identificadas pela organografia das folhas e caules, bem como a análise das atividades da peroxidase e da isoenzima esterase, proteínas solúveis totais e teor de sólidos solúveis. Nesse estudo, oito diferentes folhas de variadas cultivares de cana-de-açúcar foram estudadas: RB72454, RB835054, RB835486, RB855113, RB855156, RB855453, RB855536 e RB867515. A RMN e as análises quimiométricas se mostraram como ferramentas úteis para a distinção de cultivares de cana. Além disso, estas técnicas demonstraram, com sucesso, as diferenças químicas sobre as cultivares investigadas, especialmente no teor de açúcar.

ASSUNTO(S)

rnm quimiometria feijão-comum cana-de-açúcar quimica 1.ressonância magnética nuclear 2.cana-de-açúcar (saccharum officinarum) 3.feijão comum phaseolus vulgaris) 1.ressonância magnética nuclear 2.cana-de-açúcar (saccharum officinarum) 3.feijão comum phaseolus vulgaris) mri chemometrics common bean cane sugar

Documentos Relacionados