Relação entre atributos acústicos e características arquitetônicas de salas de concerto aplicando o método da síntese da forma
AUTOR(ES)
Takahashi, Vanessa Fátima de Medeiros, Bertoli, Stelamaris Rolla
FONTE
Ambiente Construído
DATA DE PUBLICAÇÃO
2012-03
RESUMO
O artigo apresenta as relações das características arquitetônicas com a qualidade sonora da sala de concerto da Filarmônica de Berlim. Este estudo foi realizado por meio do método da síntese da forma proposto por Alexander, constituindo-se na primeira desta metodologia em projetos acústicos. A utilização desse método como uma ferramenta de análise procura compreender as soluções adotadas por cada projetista no desenvolvimento do projeto, e com isso otimizar o processo de projeto, tornando-o mais claro e menos dependente da tentativa e erro. Por meio dessa metodologia conseguiu-se estabelecer uma hierarquia de relações e de dependência das características do projeto arquitetônico da Filarmônica de Berlim. O resultado dessa hierarquia permitiu entender como o projeto se articula e como uma determinada característica arquitetônica influi no resultado da acústica da sala. Essa otimização do processo de projeto busca melhorar o diálogo e o desempenho da equipe envolvida no projeto, assim como evitar erros dispendiosos já que o processo se torna mais transparente.
ASSUNTO(S)
sala de concerto método de projeto acústica
Documentos Relacionados
- O contrato de gestão como forma de instrumentar a relação entre o Governo e a Investe São Paulo : características, objetivos, indicadores e metas de desempenho
- Contra contra o metodo : Galileu na rota da analise-e-sintese : um paralelo entre a questão da interpretação do metodo de analise-e-sintese e a questão do metodo em Galileu
- A relação entre o desempenho e a forma legal das instituições de microcrédito
- O diálogo entre solista e orquestra no Concerto Métis de Roland Dyens
- Relação entre características físicas e o rendimento de polpa de maracujá-amarelo