QUALIDADE FISIOLÓGICA E SANITÁRIA DE SEMENTES DE CEDRO E PATOGENICIDADE DE Rhizoctonia spp. / PHYSIOLOGICAL AND SANITARY QUALITY OF Cedrela fissilis SEEDS AND PATHOGENICITY OF Rhizoctonia spp.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

O cedro (Cedrela fissilis) é uma espécie florestal nativa, cuja população foi reduzida em função da extração de sua madeira. A preocupação com sua extinção vêm favorecendo pesquisas relacionadas à perpetuação da espécie, dentre estas, aquelas envolvendo a qualidade de suas sementes. Porém, pouco se sabe sobre patógenos que podem estar contribuindo para a baixa germinação de sementes, ou para problemas futuros em indivíduos já estabelecidos. Diante disto, este trabalho tem como objetivo geral avaliar a qualidade fisiológica e sanitária de sementes de cedro, procedentes de diferentes localidades dos estados do sul do Brasil. Avaliou-se o vigor destas sementes, através de diferentes testes; a qualidade sanitária, por dois métodos de detecção e teste de transmissão; a patogenicidade de fungos isolados de sementes; e o efeito de diferentes tratamentos. Os testes de vigor demonstraram que as sementes possuíam diferentes potenciais fisiológicos, dependendo da procedência. Ambos os testes de detecção utilizados, foram eficientes para a maioria dos fungos associados às sementes de cedro. Alguns fungos ocorreram em altas incidências, em ambos os testes: Penicillium sp., Pestalotia sp., Phomopsis sp. e Rhizoctonia sp., sendo este e Fusarium sp., os únicos transmitidos via sementes. A patogenicidade, realizada com isolados de Rhizoctonia sp. identificou um isolado patogênico, provocando apodrecimento de raízes e colo, e posterior tombamento. Os tratamentos de sementes com extrato de alho (Allium sativum) e tratamento físico (estufa a 70C por 48 horas) são promissores para a redução da incidência de fungos ou mesmo erradicação de alguns deles, respectivamente. Tratamentos com sementes inoculadas e não-inoculadas com Rhizoctonia sp. demonstraram que a combinação de produto biológico, à base de Trichoderma spp. (Agrotrich Plus), mais um fungicida protetor (Captan) é eficiente para redução de patógenos, incluindo àquele inoculado nas sementes.

ASSUNTO(S)

patogenicidade rhizoctonia spp. pathogenicity forest seeds recursos florestais e engenharia florestal sementes florestais rhizoctonia spp., tratamentos treatments

Documentos Relacionados