Psicologia e AssistÃncia Social: ReflexÃes sobre a atuaÃÃo no âterceiro setorâ, Ã luz da Psicologia CrÃtica. / Psychology and Social Work: Reflections on the role the âthird sectorâ, the light of Critical Psychology.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

11/12/2012

RESUMO

O trabalho reflete sobre a inserÃÃo da Psicologia nos serviÃos e programas da PolÃtica Nacional de AssistÃncia Social, realizados por entidades socioassistenciais nÃo governamentais do âterceiro setorâ. Apresenta como objetivos especÃficos: expor um panorama crÃtico do desenvolvimento da PolÃtica Nacional de AssistÃncia Social; explicitar os fundamentos dessa polÃtica, contrapondo as diretrizes expressas nos marcos legais, com a realidade observada nos programas e serviÃos em funcionamento no paÃs; refletir sobre o papel desempenhado historicamente pela Psicologia na relaÃÃo com a questÃo social; introduzir a Psicologia CrÃtica, como uma perspectiva que aponta elementos fundamentais para a atuaÃÃo profissional nessa polÃtica. Baseado na metodologia Materialista HistÃrica DialÃtica, esse trabalho teÃrico contempla as seguintes etapas metodolÃgicas: revisÃo dos marcos legais que fundamentam a polÃtica de assitÃncia social e prevÃem a atuaÃÃo dos psicÃlogos nessa polÃtica; revisÃo bibliogrÃfica de trabalhos cientÃficos publicados, relacionados à inserÃÃo da Psicologia no Sistema Ãnico de AssistÃncia Social; e reflexÃo de prÃtica profissional executada em organizaÃÃo nÃo governamental. Observa-se, como resultado, o impacto do crescente processo de privatizaÃÃo dessa polÃtica, com falhas no processo de suporte, capacitaÃÃo, acompanhamento e controle dos serviÃos prestados pelo âterceiro setorâ, por parte do poder pÃblico. AlÃm disso, identificou-se a carÃncia de um embasamento teÃrico e prÃtico dos psicÃlogos para essa inserÃÃo, fruto da fragilidade prÃpria da ciÃncia e profissÃo da Psicologia, que ao colocar o indivÃduo como seu objeto de estudo e foco de atuaÃÃo, historicamente trouxe poucas contribuiÃÃes à compreensÃo da dinÃmica social da exclusÃo. Conclui-se, apontando para a necessidade de fortalecimento de um novo projeto Ãtico-polÃtico para a Psicologia, que partindo de uma perspectiva crÃtica, e constante articulaÃÃo com as polÃticas pÃblicas vigentes, abarque a compreensÃo das contradiÃÃes existentes na sociedade e na prÃpria profissÃo, resultando em uma prÃtica efetivamente comprometida com a transformaÃÃo da realidade social.

ASSUNTO(S)

psicologia crÃtica sistema Ãnico de assistÃncia social- suas terceiro setor polÃticas pÃblicas intervenÃÃo psicossocial critical psychology unified social brazilian system third sector publics policies psychosocial intervention psicologia

Documentos Relacionados