Proposta de um mecanismo de segurança alternativo para o SIP utilizando o protocolo Massey-Omura aperfeiçoado com o uso de emparelhamentos bilineares. / A proposal of an alternative security mechanism for SIP by using the Massey-Omura protocol enhanced by bilinear pairings.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

Voz sobre IP (ou VoIP) vem sendo adotada progressivamente não apenas por um grande número de empresas mas também por um número expressivo de pessoas, no Brasil e em outros países. Entretanto, essa crescente adoção de VoIP no mundo traz consigo algumas preocupações tais como ameaças e riscos de segurança, sobretudo no que diz respeito à autenticidade, privacidade e integridade da comunicação. Para proteger a sessão de mídia existem protocolos muito eficientes, como o Secure Real-time Transport Protocol (SRTP). Mas ele depende de uma chave secreta para tornar a comunicação segura de fato. Assim, uma boa estratégia é aproveitar o processo de sinalização que estabelece a sessão de mídia e negociar uma chave secreta de sessão que seja comum às partes comunicantes. Esse processo de sinalização é realizado por tipos específicos de protocolo tais como o Session Initiation Protocol (SIP), um protocolo de sinalização muito importante e que vem sendo usado cada vez mais por softphones para comunicação na Internet. Todavia, os riscos e ameaças mencionados já existem no próprio processo de sinalização e, dentre eles, o ataque do tipo man-in-the-middle é o mais perigoso, devido aos prejuízos que ele pode causar. Depois de fazer uma revisão bibliográfica dos riscos e ameaças inerentes ao SIP, bem como de seus mecanismos de segurança (analisando os pontos fortes e de atenção deles), foi possível originar um novo mecanismo de segurança, o qual é apresentado neste trabalho. O mecanismo proposto usa um protocolo para troca segura de informações o protocolo Massey-Omura o qual, quando combinado com emparelhamentos bilineares, provê ao SIP um melhor nível de segurança em todos os aspectos (autenticidade, privacidade e integridade). Além disso, o novo mecanismo é avaliado através de uma prova de conceito, na qual utilizou-se um softphone SIP funcional. A análise de segurança realizada e os resultados obtidos da prova de conceito fazem do mecanismo de segurança proposto uma alternativa viável para o SIP.

ASSUNTO(S)

bilinear pairings assinatura baseada em identidade emparelhamentos bilineares identity-based signature massey-omura massey-omura sip sip voip voip

Documentos Relacionados