PRONTUÁRIO ELETRÔNICO DE PACIENTES (PEP): POLÍTICAS E REQUISITOS NECESSÁRIOS À IMPLANTAÇÃO NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE SANTA MARIA (HUSM) / ELECTRONIC PATIENTS RECORD: RESOURCES AND REQUIREMENTS FOR DEPLOYMENT IN THE UNIVERSITY HOSPITAL OF SANTA MARIA (HUSM)

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

05/05/2011

RESUMO

A presente pesquisa aborda aspectos relacionados às implicações da implantação e uso do Prontuário Eletrônico de Pacientes no Hospital Universitário de Santa Maria, e seu envolvimento com princípios e conceitos da arquivística. Este trabalho justifica-se pela presunção teórica de que os modelos de PEPs existentes estão desprovidos de referenciais teóricos arquivísticos como autenticidade e confiabilidade. O foco do estudo foi alicerçado em objetivos que se entrelaçam e se complementam: aspectos que incluem as estratégias de preservação de documentos eletrônicos e seu relacionamento com a autenticidade e confiabilidade das informações; o estudo e a análise de alguns modelos de software para PEP, onde foi traçado um paralelo com a legislação vigente; apresentação de um esquema de metadados com potencial de uso no PEP, a partir da análise e estudo do e-Arqu Brasil; o estudo do PEP como memória e patrimônio cultural. Realizou-se uma pesquisa aplicada de caráter qualitativo e para a coleta de dados foi utilizado um formulário compostos de questões relacionadas aos objetivos desta pesquisa. Os resultados obtidos estão alicerçados no princípio de que todo o trabalho arquivístico deve estar relacionado à realidade documental, conhecida através da coleta de informações essenciais ao desenvolvimento de uma investigação cientifica. Constatou-se a ausência do envolvimento de arquivistas na implantação e desenvolvimento de um sistema de PEP, tarefa difícil que exige competências e habilidades técnicas e intelectuais dos profissionais engajados. Conclui-se, defendendo o PEP como documento arquivístico de preservação permanente e como objeto de estudo de profissionais da área de saúde, tecnologia da informação, historiadores, sociólogos e arquivistas.

ASSUNTO(S)

prontuário eletrônico de pacientes arquivologia patrimônio cultural historia electronic patient record archival science cultural heritage

Documentos Relacionados