Planejamento educacional e participação democrática: um estudo sobre a rede pública estadual de ensino em Alagoas (1999-2004). / Educational planning and democratic participation: a study about the state public teaching system management in the state of Alagoas (1999-2004).

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

Este estudo teve o objetivo de investigar, no período de 1999-2004, o planejamento educacional, sob a perspectiva da participação escolar, realizado pelo aparelho burocrático estatal Secretaria Executiva de Educação de Alagoas (SEE/AL) a partir da implantação na rede do modelo de gestão educacional democrático em 1999. Esta pesquisa foi um estudo de caso onde consideramos a abordagem qualitativa sob a concepção sócio-histórica e dialética, utilizando técnicas qualitativas documentais documentos primários e secundários , bem como entrevistas semi-estruturadas com os técnicos da Secretaria Executiva de Educação e membros da comunidade escolar alunos, professores, funcionários e pais e questionários. O estudo realizado revela que no período de implantação do modelo de gestão educacional democrática, em 1999, o estado restrito alagoano procurou conhecer as demandas da comunidade para que fossem planejadas ações na intenção de concretizar uma cultura de participação, antes inexistente, através de mecanismos implantados em toda a rede pública de educação. No entanto, constata-se que as ações planejadas muitas vezes se esvaziaram, enquanto institucionalização e orientação para as unidades de ensino, de um conteúdo político-pedagógico, estando muito mais restritas às orientações burocráticas do funcionamento dos mecanismos implantados, como o preenchimento de relatórios, notas fiscais etc. Nesse sentido, foram planejadas poucas ações que fomentassem uma participação de base mais engajada de segmentos como os dos pais e alunos, através dos grêmios estudantis e associações de pais nas escolas, fragilizando, portanto, a qualidade democrática. O processo de planejamento inserido numa cultura pouco participativa apresentou ainda características consideradas tradicionais, constituindo-se num processo de planejamento descompartilhado no aparelho burocrático, pela ausência de ações focalizadas em uma participação de base e pelas sucessivas trocas dos gestores da Secretaria Executiva de Educação. Assim, o discurso de formar uma escola cidadã da burocracia estatal esbarrou na limitação do aparelho burocrático de Estado, que se limitou ao planejamento de uma cultura participativa relativa, planejamento que alargou a participação até determinado ponto, mas que resultou em poucas ações de aprendizado de uma participação ativa.

ASSUNTO(S)

education and state bureaucracy civil society participation in educational planning burocracia planejamento educacional alagoas 1999-2004 educação e estado educational planning alagoas - north-east of brazil 1999-2004 educacao sociedade civil participação no planejamento educacional

Documentos Relacionados