Phyisiological, anatomical and ultra-structural characteristics of micro-tomato phytochrome-mutants / CaracterÃsticas fisiolÃgicas, anatÃmicas e ultra estruturais de micro-tomateiros fitocromo-mutantes.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

O uso de microtomateiros fitocromo-mutantes à uma estratÃgia para o estudo do papel dos fitocromos sobre o desenvolvimento das plantas. O objetivo deste trabalho foi caracterizar aspectos fisiolÃgicos, anatÃmicos e ultra-estruturais em microtomateiros (Lycopersicon esculentum cv. Micro-Tom) fitocromo-mutantes. A cultivar Micro-Tom (MT) e os mutantes aurea (subexpressa fitocromos), atroviolacea (atv) e hp1 (ambos superexpressam eventos mediados por fitocromos) foram cultivados em condiÃÃes controladas de luz e temperatura e caracterizados no estÃdio de floraÃÃo. O mutante hp1 obteve a maior densidade estomÃtica na epiderme adaxial (EAd). Na epiderme abaxial (EAb), a cultivar MT obteve a menor densidade estomÃtica. Densidade de cÃlulas foi maior no mutante aurea na EAd e menor no mutante atv na EAb. O Ãndice estomÃtico foi maior nos mutantes hp1 e atv na EAd e na EAb somente no mutante atv. Os mutantes aurea e hp1 obtiveram maiores diÃmetros polar e equatorial dos estÃmatos na EAd, enquanto que somente o mutante aurea obteve maiores diÃmetros na EAb. A menor densidade de tricomas nÃo glandulares na epiderme EAd foi observada nos mutantes hp1 e atv. Maior espessura na EAd foi observada nos mutantes hp1 e atv e somente no mutante atv para EAb. O mutante hp1 obteve a maior espessura do parÃnquima paliÃÃdico (PP) e esponjoso enquanto que o aurea a menor espessura do PP. A maior Ãrea de amido por cloroplasto foi observada no mutante hp1 e atv e a menor Ãrea no mutante aurea. O mutante atv obteve o maior nÃmero de cloroplasto por cÃlula no parÃnquima paliÃÃdico. O mutante hp1 obteve as maiores taxas de fotossÃntese potencial, enquanto o aurea manteve taxas similares à da cultivar MT. O maior conteÃdo de clorofilas a e b foi observado no mutante atv e tambÃm a menor razÃo clorofila a/b; o mutante aurea expressou os menores conteÃdos de clorofilas. O mutante aurea obteve os maiores conteÃdos de nitrogÃnio total e proteÃnas totais, enquanto atv os menores conteÃdos. Os mutantes aurea e hp1 obtiveram os menores conteÃdos de aÃÃcares solÃveis totais. O conteÃdo de carotenÃides totais foi maior no mutante hp1. Conclui-se que as caracterÃsticas estudadas sÃo fortemente influenciadas por fitocromos.

ASSUNTO(S)

anatomy physiology phytochrome photomophogenesis tomato fisiologia vegetal anatomia fisiologia fitocromo fotomorfogÃnese tomateiro

Documentos Relacionados