Os Jogos MMORPG como Auxiliares no Processo de Aquisição de Língua Inglesa
AUTOR(ES)
Vinicius Rodrigues Figueiredo Santos
DATA DE PUBLICAÇÃO
2011
RESUMO
O desenvolvimento e popularização de recursos computacionais e tecnológicos nos últimos anos trouxeram novas possibilidades e potenciais de interação aos seus usuários. Dentre essas possibilidades, uma, ainda pouco explorada nesse campo, é a utilização de jogos eletrônicos comerciais (ou games) atuando como ferramentas auxiliares na aprendizagem, apesar de não serem programados com tais objetivos. Um dos gêneros de game que tem ganho destaque é o MMORPG (Massive Multiplayer On-line Role-Playing Game, ou jogo on-line de interpretação em massa para múltiplos jogadores). Os MMORPGs, assim como outros games, também têm características de grande potencial para a aprendizagem e seus traços particulares propiciam a aquisição de línguas. Mediante o exposto, a presente pesquisa visou verificar se os MMORPGs podem atuar como auxiliares e motivadores no processo de aquisição de segunda língua de seus jogadores. Para tanto, foram investigadas, junto a jogadores brasileiros do MMORPG Tibia, a ocorrência da aquisição de inglês e a motivação de aquisição da língua baseada em MMORPGs que tivessem relação com o game. A análise foi ancorada em diversos aportes teóricos de aquisição, como a hipótese do input (KRASHEN, 1985), modelo de aculturação (SCHUMMANN, 1978), hipótese da interação (HATCH, 1978; LONG, 1981) e teorias da complexidade e caos na aquisição de línguas (LARSEN-FREEMAN e CAMERON, 1997, 2008; PAIVA, 2005, 2008), além dos conceitos de comunidades de prática (WENGER, 1998), aprendizagem facilitada por games (GEE, 2004, 2007; MATTAR, 2010) e motivação (GARDNER e LAMBERT, 1959; ELLIS, 1997). A pesquisa demonstra como os MMORPGs podem se constituir como facilitadores e motivadores para a aquisição de segunda língua de seus jogadores, principalmente devido a suas características predominantemente socioculturais que estimulam a integração por meio dessa segunda língua.
ASSUNTO(S)
aquisição da segunda linguagem teses. ensino auxiliado por computador teses. motivação na educação teses. jogos educativos teses. internet na educação brasil teses. realidade virtual teses. aprendizagem metodologia teses. língua inglesa estudo e ensino falantes estrangeiros teses. língua inglesa métodos de ensino falantes estrangeiros teses. internet (redes de computação) teses.
ACESSO AO ARTIGO
http://hdl.handle.net/1843/DAJR-8GLRA7Documentos Relacionados
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