O vocalise no repertório artístico brasileiro: aspectos históricos, catálogos de obras e estudo analítico da obra Valsa-vocalise de Francisco Mignone

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

27/08/2012

RESUMO

O presente trabalho apresenta um estudo acerca dos vocalises, que fazem parte da prática pedagógica e do repertório do cantor. Para bem defini-los durante o percurso desta pesquisa, propomos uma classificação dos vocalises em três categorias: os vocalises de aquecimento e aperfeiçoamento técnico, os vocalises de estudo e os vocalises artísticos. O objetivo principal desta dissertação é, contudo, ressaltar a presença dos vocalises artísticos brasileiros no repertório nacional para o canto. Para alcançar esse objetivo, realizamos um estudo analítico-interpretativo da obra Valsa-vocalise de Francisco Mignone, vocalise artístico do repertório brasileiro que permanece quase desconhecido de intérpretes e público. Apresentamos ainda uma edição digitalizada da obra em sua versão para voz e oito violoncelos e em sua versão para voz e piano. Esta pesquisa também inclui um estudo da prática da vocalização presente em duas escolas europeias que contribuíram (e ainda contribuem) na prática pedagógica do canto no Brasil: a escola Italiana e a escola Francesa. Apontamos algumas composições de vocalises artísticos estrangeiros que se apresentam como importantes obras no cenário da música ocidental. No âmbito nacional, observamos como a produção do repertório brasileiro de caráter nacionalista impulsionou a criação de métodos pedagógicos para o canto que, ainda que em número reduzido, visaram ao atendimento técnico de certas especificidades da música vocal brasileira. Apresentamos ainda um catálogo com canções vocalizadas brasileiras localizadas nesta pesquisa, como forma de divulgar este repertório por nós considerado representativo e capaz de enriquecer os programas artísticos de todo cantor.

ASSUNTO(S)

musica teses.

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