O(s) sentido(s) de democracia no discurso do Partido dos Trabalhadores. / Le(s) sens de la démocracie dans le discours du Partide des Travailleurs.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

Este trabalho intitulado O(s) sentidos de democracia no discurso do Partido dos Trabalhadores (PT) fundamenta-se na Teoria de Análise do Discurso, de linha francesa, filiada a Michel Pêcheux. O corpus foi constituído por seqüências discursivas extraídas do livro Partido dos Trabalhadores: resoluções de encontros e congressos (1979-1998) que mostram a trajetória deste partido na concepção da temática democrática. Concentramo-nos fundamentalmente na década de oitenta (1982 a 1989). Seguindo a metodologia da teoria do discurso, foram construídas temáticas, através de recortes discursivos, que congregam os sentidos e efeitos de sentidos de democracia que circularam na década de 80, do século passado, no discurso do PT, e que nortearam suas ações no período. Nossas análises mostram a existência de três sentidos principais de democracia no discurso do PT: o primeiro relaciona democracia com maior participação do povo brasileiro nas decisões políticas do Estado; o segundo associa a necessidade da democracia como condição necessária para o socialismo; e no terceiro, democracia aparece como forma de reformulação do capitalismo.

ASSUNTO(S)

analyse du discours democracia partide des travailleurs (brésil) linguistica démocracie análise do discurso partido dos trabalhadores (brasil)

Documentos Relacionados