O riso diabÃlico residual nâ As pelejas de Ojuara: o homem que desafiou o diabo / Le rire diabolique rÃsiduel dans As pelejas de Ojuara: o homem que desafiou o diabo

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

22/08/2011

RESUMO

O presente estudo, vinculado à linha de pesquisa Literatura Regional, tem como objetivos verificar como a Idade MÃdia pensava o riso relacionado ao pecado e ao Diabo, e investigar a remanescÃncia dessa mentalidade e de crenÃas populares medievais no romance As Pelejas de Ojuara: o homem que desafiou o Diabo, de Nei Leandro de Castro, e na literatura popular contemporÃnea em verso. Para identificarmos como o imaginÃrio e a mentalidade medieval, no tocante Ãs crenÃas no Inferno e no Diabo, estÃo presentes em forma de resÃduos na cultura popular nordestina representada no romance, utilizamos o arcabouÃo teÃrico-metodolÃgico da Teoria da Residualidade, desenvolvido por Roberto Pontes. Esse mÃtodo investigativo està certificado junto à Universidade Federal do Cearà e ao DiretÃrio de Pesquisa do CNPq, sob o tÃtulo Estudos de Residualidade Cultural e LiterÃria, e vem sendo aplicado e desenvolvido em diversos trabalhos acadÃmicos, como: teses, dissertaÃÃes, artigos publicados em periÃdicos, palestras e comunicaÃÃes orais. O sistematizador da Teoria da Residualidade aponta quatro conceitos essenciais para a sua compreensÃo, a partir do grau de relevÃncia que cada definiÃÃo exerce dentro da teoria. SÃo eles, respectivamente: residualidade, cristalizaÃÃo, mentalidade e hibridismo cultural, os quais nos ajudaram a compreender como o riso à relacionado ao Diabo atualmente atravÃs da literatura popular em verso e em obras da literatura erudita que se baseiam em preceitos populares, como à o caso de As Pelejas de Ojuara: o homem que desafiou o Diabo. Este trabalho divide-se em trÃs momentos: o primeiro, no qual discorremos sobre a origem do Mal e a do Diabo, como se deu a formaÃÃo da imagem do DemÃnio desde a Antiguidade ClÃssica e sua consolidaÃÃo na Idade MÃdia; em seguida, a representaÃÃo do Diabo no imaginÃrio sertanejo nordestino, com base nas crenÃas populares representadas no romance, ressaltando o hibridismo cultural que envolve essa entidade diabÃlica; e, por fim, verificamos a derrisÃo e o escarnecimento do Diabo, pois o riso à utilizado como arma contra o medo do Inferno e do DemÃnio, atravÃs do cÃmico, do grotesco e do obsceno. Para essa anÃlise destacamos aspectos referentes ao Diabo na BÃblia Sagrada, em documentos e em estudos histÃricos e culturais a respeito das crenÃas populares europeias medievais e nordestinas contemporÃneas, assim como hà em cordÃis do Ciclo do DemÃnio Logrado, representaÃÃes pictÃricas do PrÃncipe das Trevas e estudos relacionados ao riso na Idade MÃdia, no Renascimento e na contemporaneidade. Compreende-se a presenÃa de resÃduos culturais dos valores e crenÃas europeias medievais no universo do sertanejo nordestino, principalmente do norte-rio-grandense, a fim de tornar evidente a hibridaÃÃo cultural que percebemos na leitura do romance de Nei Leandro de Castro.

ASSUNTO(S)

literatura comparada diabo riso residualidade hibridaÃÃo cultural diable rire rÃsidualità hybridation culturel castro,nei leandro de,1940- .as pelejas de ojuara:o homem que desafiou o diabo - crÃtica e interpretaÃÃo teoria da residualidade(literatura) demÃnio na literatura riso na literatura pecado na literatura literatura medieval

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