O Lugar da integraÃÃo latino-americana em discursos de Lula e ChÃvez. / O Lugar da integraÃÃo latino-americana em discursos de Lula e ChÃvez.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT

DATA DE PUBLICAÇÃO

11/02/2011

RESUMO

O presente trabalho discorre sobre anÃlises de discursos polÃticos dos presidentes Lula e ChÃvez, ancorando-se, para isso, no suporte teÃrico da Teoria RetÃrica do Discurso (TRD), que organiza o discurso em trÃs dimensÃes argumentativas: racionalizadora, estÃtica e polÃtica. Portanto, constituem objeto de anÃlise os argumentos tÃcnicos, sensibilizadores e legitimadores (dimensÃo racionalizadora), bem como os recursos da linguagem (dimensÃo estÃtica) e de interaÃÃo entre os sujeitos do discurso (dimensÃo polÃtica), utilizados pelos presidentes do Brasil e da Venezuela quando estes discursam sobre o processo de integraÃÃo na AmÃrica Latina. O material da pesquisa consta de 10 discursos, 05 de cada presidente, proferidos entre os anos de 2008 e 2010. As anÃlises realizadas mostram que o tema âintegraÃÃoâ à ressaltado na defesa de trÃs grandes teses, sustentadas por ambos os presidentes: a) a integraÃÃo à necessÃria; b) a integraÃÃo jà acontece; c) a necessidade de integraÃÃo.

ASSUNTO(S)

teoria retÃrica do discurso discursos de lula e chÃvez integraÃÃo latinoamericana rhetorical discourse theory lulaâs and chÃvezâs speeches latin american integration letras

Documentos Relacionados