O livro de imagens e as multiplas leituras que a criança faz do seu texto visual

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2001

RESUMO

Neste estudo qualitativo, procurei investigar quais as relações que a criança pequena (de 6 anos) estabelece com os livros de imagens, cujo texto é puramente ou principalmente visual, conforme afirma Luís Camargo. Ou seja, mesmo que a narrativa possa ser iniciada ou concluída com alguns versos e frases ou que as ilustrações sejam implementadas com algumas palavras – um letreiro ou rótulo de um produto –, o elemento essencial do texto continua sendo a imagem. Durante a pesquisa de campo, foram realizadas sessões de leitura propostas a 40 alunos (subdivididos em pequenos grupos) de uma unidade de ensino da rede municipal de Campinas (SP). Os livros de imagens utilizados foram: Outra Vez (Angela Lago); Filó e Marieta (Eva Furnari); Noite de Cão (Graça Lima); O Almoço (Mário Vale) e O dia-a-dia de Dadá (Marcelo Xavier). As atividades, filmadas e gravadas, seguiram um roteiro semiestruturado. Depois de um primeiro contato informal com os livros, foi proposto às crianças que analisassem mais atentamente as ilustrações, que discutissem questões referentes à autoria, aos materiais e técnicas empregadas na confecção das imagens, e que apontassem as ilustrações por elas consideradas mais bonitas. Em seguida, os leitores mirins foram convidados a produzir a leitura em voz alta de uma das obras e a executar um breve debate sobre o livro mais apreciado em sua totalidade de aspectos (narrativo, visual e material). Procurei realizar, ainda, uma análise crítica dos cinco títulos selecionados para a pesquisa e tecer algumas considerações sobre o surgimento e as características essenciais do livro de imagens que, acredito, pode ser um bom meio de se introduzir a criança no universo da narrativa de ficção e das artes visuais. Isto porque, frente a este produto cultural, o leitor mirim pode praticar atividade de leitura, no sentido lato da expressão, e encontrar ricas oportunidades de interagir e degustar tramas envolventes, alegorias, metáforas e simbologias que serão recriados de forma particular pela sensibilidade de cada um deles. Estando em contato com ilustrações diversificadas e de qualidade pode descobrir o mundo mágico das cores, das linhas, das formas, da beleza e da estética, e servir-se da riqueza desse universo visual para desenvolver a sua própria potencialidade criadora.

ASSUNTO(S)

imagem literatura infanto-juvenil leitura arte e educação educação de crianças

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