O jogo digital: a linguagem computacional e a linguagem cinematográfica na criação e construção dos jogos

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

13/07/2011

RESUMO

O objetivo desta dissertação é estabelecer aproximações e distanciamentos entre a linguagem do cinema e a linguagem dos jogos digitais. Para tal, primeiro, estudou-se sobre o desenvolvimento histórico da linguagem computacional, base de todos os sistemas informativos digitais. Para o estudo da linguagem do cinema e do jogo, realizou-se uma pesquisa comparativa a partir do estudo de casos de algumas obras, em especial: os filmes Janela indiscreta e Os pássaros, do cineasta Alfred Hitchcock, considerado como representante da estrutura clássica de do cinema, e os jogos Alone in the Dark e Follout3.O referencial teórico sobre o cinema e o jogo digital foi articulado a partir das obras de autores como Alberto Lucena Junior, Píer Paolo Passolini , Júlio Plaza, Cláudia Gianetti, Edgar Morim, entre vários outros. Para se compreender se as observações elaboradas sobre as aproximações e distanciamentos entre a linguagem do cinema e a dos jogos digitais possuem alguma funcionalidade prática, desenvolveu-se um documento do game design do jogo Trem de Doido. Este documento pretende demonstrar como se deu o processo de criação de um protótipo de jogo digital a partir da estética narrativa do cinema e da linguagem computacional, discutidas nesta dissertação e aplicadas na construção do referido jogo.

ASSUNTO(S)

jogos eletrônicos teses. linguagem cinematográfica teses. linguagem de programação (computadores) teses. cinema estética teses. teses eba.

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