O ensino vocacional no Brasil : a experiência da Escola de Aprendizagem Industrial Américo Renê Giannetti (Uberlândia 1962-1982)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2005

RESUMO

A presente dissertação tem o intuito de investigar dados históricos determinantes na criação e estruturação pedagógica da Escola Vocacional de Aprendizagem Industrial de Uberlândia no período de 1962 a 1982. A análise das informações está embasada, teoricamente, em estudos sobre a história da educação e do ensino técnico profissionalizante no Brasil. O material coletado para responder às questões propostas por essa pesquisa se constitui em transcrição de leis, decreto e decretos-lei de criação e estruturação pedagógica dos cursos oferecidos pela Escola, trechos de atas da ACIUB Associação Comercial e Industrial de Uberlândia, artigos de jornais local e estadual sobre o assunto estudado, fotografias, controle de matrículas e depoimentos do diretor da instituição à época e pessoas ligadas à instituição de ensino no período focado. As fontes primárias utilizadas encontram-se em acervos localizados em arquivos públicos municipal e estadual, na 40. Superintendência Regional de Ensino de Uberlândia, na ACIUB, na escola Estadual Américo Renê Giannetti, junto ao ex-diretor da instituição, Valdemar Firmino de Oliveira. As informações obtidas permitem observar a contextualização histórica em que ocorreu o processo de criação da Escola Vocacional de Aprendizagem Industrial de Uberlândia, assim, como em que bases legais e pedagógicas se estruturou essa instituição de ensino que foi considerada, à sua época, referência regional no que diz respeito à educação técnico-profissionalizante.

ASSUNTO(S)

educação vocacional- contexto histórico professional teaching-history educacao education vocational-historical context ensino profissionalizante-história

Documentos Relacionados