O discurso político eleitoral contra a corrupção no HGPE/2006 : memória e construção de identidade

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

A presente investigação busca verificar os regimes de discursividade do discurso político e, em especial, descrever e analisar os discursos dos candidatos à eleição presidencial na campanha de 2006, focalizando o tema corrupção. Para tanto, constituímos um corpus com sequências discursivas do HGPE, veiculado pelas redes de televisão aberta, do período de 15/08 a 27/10 de 2006. A motivação para trabalhar com a análise do discurso político televisivo surge a partir da observação de que, dentre os suportes de difusão do discurso político eleitoral (documentos oficiais do partido e de candidatura, reprodução de jingles e slogans em bandeiras ou carros de som, debates televisivos, HGPE), as transmissões televisivas têm maior circulação nesse período. O tema da corrupção, devido à sua circulação e ao seu alcance, emerge continuamente na fala dos candidatos e de seus eleitores como estratégia de ataque (dos candidatos da oposição) e de defesa (do candidato da situação) e com mais amplitude e força na campanha presidencial de 2006, devido a episódios como mensalão e dossiê. A questão que norteia a pesquisa é: como se pode analisar o discurso político atual, considerando a multimodalidade dessa produção discursiva? Amparados em reflexões propostas por Jean-Jacques Courtine, temos como objetivos (i) analisar o funcionamento do discurso político eleitoral televisivo contra a corrupção, dentro da propaganda política dos principais presidenciáveis em 2006; (ii) analisar o confronto entre os discursos dos candidatos, tomando como foco de análise o tema corrupção. As análises apontam que as regularidades no discurso político visam a afastar o caráter de mentirosos e corruptos que povoa o imaginário social a respeito dos atores políticos e funcionam exatamente como estratégias de constituição de uma identidade livre dos estigmas. A imagem, sobretudo em movimento, aliada ao verbo (oral e escrito) se constitui como uma dobra do dizer: ela também diz, em conjunto, constituindo uma homologia discursiva, mas que domestica o olhar. O espetáculo, a teatralização do discurso político, nesse suporte, busca suscitar a emoção, a sedução, o encantamento. E, nessa conjunção de elementos que configuram o HGPE, a imagem constitui uma linguagem muito eficaz, favorecendo uma falsificação das aparências na ambição de mostrar a essência do homem; assim, é possível manipular a verdade, pois ela está ligada à aparência, ao que se vê.

ASSUNTO(S)

política - corrupção linguistica semiologia histórica discurso político análise do discurso

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