O desenho estampado das interações: gravador e curador / mostra e público

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

Esta pesquisa tem como objeto de estudo a curadoria da exposição O desenho estampado a obra gráfica de Evandro Carlos Jardim, apresentada na Pinacoteca do Estado de São Paulo de julho a agosto de 2005. A mostra reuniu mais de 250 obras em gravuras, pinturas e esculturas do artista datadas de 1961 a 2005, juntamente com textos verbais do curador Claudio Mubarac, da crítica de arte Aracy Amaral e do poeta, gravador e escultor Alberto Martins. A proposição desse recorte é guiada pelos processos comunicacionais empregados pelo curador para pôr em evidência o fazer particular da gravura nos mecanismos de visibilidade edificados na obra do artista Jardim que, no conjunto selecionado, integraram a mostra. Nossa hipótese de base é de que o visitante apreendeu a significação da exposição orientado pelos procedimentos de manipulação e programação realizados pelo curador e que para tal, esse último evidencia um contrato interacional sensível por procedimento de ajustamento com a obra do artista. O discurso da curadoria foi analisado com base na semiótica discursiva desenvolvida em torno da obra de Algirdas Julien Greimas. Explora-se a curadoria como uma rede comunicacional, cujo discurso é construído pelas intersecções com o discurso do artista. No entanto, como textos independentes, esses também se interseccionam, e desenvolvem-se pela intertextualidade as marcas da temporalidade do fazer da gravura, que são concretizadas na espacialidade da arquitetura da Pinacoteca e trazem as marcas da actorialidade que, na relação com as demais dimensões enunciativas, montam uma interação do visitante com duas identidades que se propõem em exibição: a do gravador e a do curador da obra gráfica. Ao longo do desenvolvimento do interdiscursivo e do intertextual, além da problemática da identidade versus alteridade entre curador-gravador e gravador-artista, estudou-se a situação comunicativa que curadoria e obra estabelecem com o público visitante. IV Essa articulação entre regimes de sentido e regimes de interação encontrou sua fundamentação na sociossemiótica de Eric Landowski, que, igualmente, nos fez reafirmar que a teoria e metodologia semiótica são definidas no ato de investigação do objeto de estudo. A relevância desse estudo para os trabalhos curatoriais de mostras artísticas reside em sublinhar a importância da articulação entre o inteligível e o sensível para a construção de um discurso curatorial que possibilita a compreensão da totalidade de um fazer artístico, objetivando a explicitação deste. Desse modo, viabiliza ao público apreender e aprender os processos comunicacionais das mostras

ASSUNTO(S)

manipulação gravura (evandro carlos jardim) sociossemiótica socio-sémiotique semiotica -- aspectos sociais manipulation ajustement ajustamento mubarac, claudio -- 1959- commissaire dexposition (claudio mubarac) procédures de programmation comunicacao procedimentos de programação jardim, evandro carlos -- 1935- -- o desenho estampado -- exposicao gravura curadoria (claudio mubarac) gravure (evandro carlos jardim) analise do discurso

Documentos Relacionados