O desafio da participação na dinâmica dos empreendimentos cooperativos na Bahia o caso das associações envolvidas no Programa Nacional de Produção de Biocombustível.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

29/09/2011

RESUMO

O presente trabalho discute o desafio da participação na dinâmica dos empreendimentos cooperativos na Bahia: o caso das associações envolvidas no Programa Nacional de Produção de Biocombustível - PNPB, desenvolvida com o fim de ampliar o acervo de conhecimentos sobre a participação nas ações coletivas e ajudar a fortalecer o associativismo, no âmbito da agricultura familiar. A investigação compreendeu a região do semiárido da Bahia. A amostra foi formada por 19 associações de agricultores familiares e os seus respectivos associados, todos participantes do PNPB. Os dados foram coletados através de questionários, entre junho e julho de 2011. O escopo teórico da pesquisa focou a ação coletiva e a participação, abrangendo duas dimensões: o empreendimento e o indivíduo. A ação coletiva foi examinada com base nas ideias de Olson (1999), Douglas (2007) e outros. A participação foi estudada tendo como referência: Bordanave (1994), Rech (2000), Santos (2002) e outros. Os resultados permitiram classificar as associações e apontaram que: a falta de publicação de informativos e a ausência dos associados nas reuniões e no sufrágio eleitoral são fatores que contribuem para enfraquecer a ação coletiva; a maioria dos empreendimentos não desenvolve práticas associativistas. Os dados mostraram também que os associados se filiaram às associações em busca de benefícios, principalmente de ordem econômica; na maioria dos empreendimentos existe o associado com comportamento tipificado de carona, que só quer levar vantagens; que é consensual entre os dirigentes que o carona produz efeitos nefastos, exaltando a necessidade de medidas punitivas e incentivos seletivos; e, que o nível de envolvimento e dependência do associado à sua instituição existe, porém de forma ainda limitada.

ASSUNTO(S)

cooperativismo economia solidária cooperativas de produtores biocombustíveis empreendedorismo social solidarity economy enterprise collective action and participation administracao de empresas

Documentos Relacionados