O artista e a cidade : Eugênio de Proença Sigaud em Jacarezinho (1954-1957)
AUTOR(ES)
Luciana de Fátima Marinho Evangelista
FONTE
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
DATA DE PUBLICAÇÃO
06/07/2012
RESUMO
Pensar historicamente o urbano através da arte na Catedral Diocesana de Jacarezinho-PR é em que consiste esta dissertação, afinal, entendemos que a arte pode dizer sobre si, mas também sobre as culturas, sociabilidades e costumes do período no qual foi produzida. Nesse sentido, a grandiosidade arquitetônica desse templo é a manifestação material do poder religioso (católico) e econômico (cafeicultura) na localidade, e as pinturas murais de autoria de Eugênio de Proença Sigaud, são um valioso registro sobre o olhar do artista para essa cidade nos anos de 1950, pois seu trabalho guarda a particularidade de trazer os próprios citadinos para representar as personagens bíblicas, por exemplo, identificamos coroinhas, prefeito, pedreiros, freiras e centenas de outros nelas representados junto a famosas e polêmicas personalidades como Marx, Lênin e o Papa Pio XII.Para isso, confrontamos fontes visuais com periódicos, e memórias escrita, oral, e fontes oficiais e, dessa maneira, construímos uma narrativa histórica sobre o intrigante processo de embelezamento da Catedral Diocesana de Jacarezinho por esse pintor moderno, comunista e ateu a convite de seu irmão o bispo, Dom Geraldo de Proença Sigaud, nacionalmente conhecido por suas posturas ultraconservadoras e anticomunistas.
ASSUNTO(S)
história social arte e religião igreja católica e arte catedrais - paraná social history art and religion catholic church and art cathedrals paraná
ACESSO AO ARTIGO
http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000179106Documentos Relacionados
- A interbau 1957 em Berlim : diferentes formas de habitar na cidade moderna
- Flores do mal na Cidade Jardim : comunismo e anticomunismo em Uberlandia : 1945-1954
- O trabalho do artista plastico na instituição de ensino superior : razões e paixões do artista-professor
- Mito de artista : o discurso da cultura
- Entre a Prata de Casa e o Espelho Estrangeiro : o modernismo tradicista dinamico de Eugenio Gomes