Mulheres-monstro e espetáculos circenses: o grotesco nas narrativas de Ângela Carter, Lya Luft e Susan Swan
AUTOR(ES)
Andre Pereira Feitosa
DATA DE PUBLICAÇÃO
2011
RESUMO
Este trabalho analisa os romances Noites no circo, de Angela Carter, Exílio, de Lya Luft, e The Biggest Modern Woman of the World, de Susan Swan, sob a óptica do grotesco, que se apresenta de forma distinta em cada uma das obras. Os espaços nos quais as personagens de Carter, Luft e Swan se encontram estão deslocados do centro de poder, relegados às margens, sendo os circos e os museus de horrores os mais característicos. Nesse sentido, procurei verificar como os seres grotescos, em especial as mulheres, lidam com a violência e com as exigências normalizadoras que as excluem da realidade vivida por aqueles considerados normais. O presente estudo também procura identificar o grotesco como um dispositivo questionador das sociedades que não toleram os seres desviantes. Amparado pelos diferentes enfoques da teorização do grotesco, pelas questões psicanalíticas de abjeção e a performance de gênero, busco averiguar nesses romances como as personagens femininas reagem a certos conceitos tradicionais de comportamento nos quais o corpo perfeito, a virgindade, o matrimônio e a maternidade são condições básicas de virtude que moldam o ideal feminino
ASSUNTO(S)
ACESSO AO ARTIGO
http://hdl.handle.net/1843/ECAP-8EYJWKDocumentos Relacionados
- Duarte, Regina Horta. Noites circenses: espetáculos de circo e teatro em Minas Gerais no século XIX
- Marcadores afetivos e inscrições corporais no universo feminino de Lya Luft
- Lya Luft : percursos entre intimismo e modernidade
- Panem et circenses: a propósito da macroeconomia da pandemia
- Grotesco: um monstro de muitas faces