MORCEGOS (MAMMALIA, CHIROPTERA) DE UMA ÁREA DE CAATINGA DO ESTADO DE SERGIPE: ecologia de comunidade, padrão de atividade e nicho temporal. / BATS (MAMMALIA, CHIROPTERA) AN AREA OF THE STATE OF CAATINGA SERGIPE: community ecology, activity patterns and temporal niche.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT

DATA DE PUBLICAÇÃO

29/02/2012

RESUMO

A Caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro e estende-se por oito estados do nordeste e um do sudeste, cobrindo 735.000 km2. Apresenta como uma de suas principais características a alta temperatura média anual e evapotranspiração, baixa precipitação, em torno de 240 e 1500 mm, e baixa umidade relativa. A vegetação desse bioma é composta por plantas arbustivas, ramificadas e espinhosas, sendo adaptadas às condições adversas presentes nessa região. Devido a essas características estudos pretéritos apontavam a Caatinga como sendo uma área de baixa diversidade de espécies e endemismo. Entretanto, diversos estudos foram realizados e demonstraram uma alta diversidade em relação a fauna e flora. Estudos recentes reportam 143 espécies de mamíferos na Caatinga, onde mais da metade dessa riqueza é composta por morcegos. Esses animais representam 65% da mastofauna presente na Caatinga, e apenas uma espécie é considerada endêmica. Apesar do crescente avanço nos estudos com quirópteros nesse bioma, apenas 7% dessas áreas podem ser consideradas como minimamente inventariadas, havendo diversas lacunas no conhecimento desse grupo nessa área. Alguns dados relativos à reprodução, sistemática, dieta e distribuição dos morcegos foram fornecidos para poucas localidades. Em Sergipe são conhecidas 37 espécies de morcegos, onde poucas áreas foram estudadas. O presente trabalho visa contribuir com conhecimento da comunidade de morcegos na Caatinga de Sergipe, analisando aspectos ecológicos desse grupo em uma região relativamente pouco alterada, com características únicas e que apresenta um grande potencial para a conservação.

ASSUNTO(S)

morcego mammalia, chiroptera comunidades animais animais da caatinga serra dos macacos sergipe conservacao da natureza bat mammalia, chiroptera, animal communities, animals of caatinga serra dos macacos sergipe

Documentos Relacionados