Modelos deformáveis e algoritmos de subdivisão na modelagem digital de próteses cranianas / Deformable models and algorithms subdivision in digital modeling cranial prosthesis.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

18/05/2011

RESUMO

A restauração e a reparação de lesões no crânio podem ser feitas através de técnicas cirúrgicas para implantar uma prótese personalizada. Essas técnicas são conhecidas como cranioplastia. Nas ultimas décadas, processamento de imagens e técnicas de reconstrução de superfícies têm sido aplicadas para a modelagem digital de próteses. Nessa dissertação propõem-se duas novas metodologias para a modelagem da prótese. A primeira metodologia consiste em usar um modelo deformável 2D do tipo balão para gerar as bordas da prótese em cada quadro da Tomografia Computadorizada. Já a segunda metodologia consiste em usar um algoritmo de subdivisão para gerar uma superfície poligonal, formada por quadriláteros, que irão corrigir a lesão.

ASSUNTO(S)

cirurgia plastica e restauradora prótese-modelos matemáticos reconstrução de superfície modelo digital de prótese modelos defórmaveis algoritmos de subdvisão.

Documentos Relacionados