Mobilidade de capitais e vulnerabilidade externa do Brasil : a nova qualidade da dependência financeira (1990:2010) / Capital mobility and external vulnerability : a new quality of financial dependence (1990:2010)

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

20/12/2011

RESUMO

O objetivo da dissertação é avaliar a mudança quantitativa e qualitativa no grau de vulnerabilidade externa do balanço de pagamentos do Brasil a crises de fuga de capital de 1990 a 2010, tendo em vista a maior facilidade de movimentação e transferência dos estoques de riqueza do país. Tal mudança está associada à forma de integração da economia ao mercado externo e às reformas neoliberais, que acarretaram em uma maior integração do Brasil no mercado financeiro internacional e nos fluxos de investimento direto. A maior mobilidade dos capitais, produtivos e financeiros, alterou o perfil e o comportamento do capital internacional, o que está refletido na maior volubilidade do passivo externo e, em alguma medida, do estoque interno de riqueza. Levando em consideração as profundas mudanças no capitalismo contemporâneo, o estudo passa pelas transformações estruturais da economia e pelas mudanças que alteraram seu grau de abertura financeira e, assim, elevaram o potencial de saída dos estoques de riqueza do país, com sérias consequências sobre a dependência financeira do país.

ASSUNTO(S)

economia - brasil dependência crise financeira fluxo de capitais neoliberalismo economics dependency financial crises capital flows neoliberalism

Documentos Relacionados