Mito e música: o trágico no jovem Nietzsche

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

30/08/2011

RESUMO

O objetivo desta dissertação é perseguir o conceito de trágico na filosofia do jovem Friedrich Wilhelm Nietzsche. Através do estudo das suas primeiras obras dedicadas à reflexão filosófica, percebemos que a ideia do trágico se afirma como ponto central e ganha destaque para as perspectivas de trabalho vindouro para o professor de filologia clássica que se tornaria um dos mais importantes nomes da filosofia contemporânea. Entretanto, mesmo resguardando o valor que as reflexões nietzschianas apresentam em relação ao problema do trágico, sua filosofia passou à posteridade sob a égide de outros problemas por ele analisados e, consequentemente, enfatizando ideias aparentemente mais centrais que a do trágico. É para sanar a necessidade de uma reflexão mais intensiva sobre os trabalhos do jovem Nietzsche que esta pesquisa chama atenção e vem se alinhar ao esforço de compreensão das ideias fundamentais do filósofo antes da elaboração dos conceitos de super-homem, eterno retorno e vontade de poder. Para isso debruçamo-nos sobre O nascimento da tragédia no Espírito da Música; por acreditarmos que nele convergem as principais ideias caras ao Nietzsche jovem. E a particularidade que queremos acentuar aqui, através do fomento das reflexões sobre a religião, é a centralidade do mito e da música como elementos sem os quais a tragédia não pode ser pensada e, consequentemente, não se pode chegar ao cerne do que definira como trágico. Nietzsche organiza as ideias de mito, culto e coro para salvaguardar uma relação de autenticidade para a tragédia grega, autenticidade que reflete uma visão particular e mais verdadeira da realidade do mundo. A dissolução dessa tríade resulta no aparecimento de um tipo de civilização que se afasta de todo valor verdadeiro da realidade, tanto do mundo quanto da vida. Nietzsche, enquanto se coloca diante da tradição alemã de releitura dos clássicos gregos, constrói uma ponte entre a vida grega autêntica e a vida moderna, socrática, pouco hábil para a compreensão do mito e amplamente desprovida da capacidade de ouvir e compreender a música. Esta relação é estruturada a partir da configuração de dois conceitos básicos apolíneo e dionisíaco que vão servir como divisores de águas para o pensamento nietzschiano, permitindo uma reinterpretação não apenas dos valores estéticos do mundo moderno, mas, mais completamente, uma releitura iconoclasta da própria condição de possibilidade de se pensar o homem após o crepúsculo de seus deuses

ASSUNTO(S)

myth music tragic tragedy teologia mito música trágico tragédia

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