Metodologia para o desenvolvimento de ambientes de realidade virtual adaptativos / A methodology for development of adaptive virtual reality environments

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

14/12/2011

RESUMO

A Realidade Virtual (RV) em sua natureza tem como fator motivante realçar a interação e propiciar a evolução dos Ambientes Virtuais (AV), bem como estabelecer e expressar o diálogo entre os usuários de forma atrativa, nas mais diversas ambiências informacionais. Sendo considerada como a interface mais avançada e interativa, na qual possibilita apresentar uma forma mais natural de comunicação e proporcionar recursos visualmente estimuladores aos usuários. Logo, com o avanço das tecnologias digitais de interação, faz-se necessário que os AVs sejam desenvolvidos de forma que consigam atrair e manter a atenção do usuário, além de apresentar informações em um contexto adequado. Partindo desta motivação, é levado a questionar se as limitações encontradas em AVs, tais como a: dificuldade no processo de compreensão de uma atividade decorrente da forma como foi exposta, a utilização e disposição dos controles de navegação ou mesmo a limitação por meio da sobrecarga de informações, usuários com objetivos, preferências, interesses ou conhecimento diferentes podem levar a perceber as exigências estabelecidas para o desenvolvimento de ferramentas nesta área. Desta forma, têm-se como hipóteses que os atributos de interação (controles) utilizados para navegação em AVs não contemplam descrições de recursos digitais que atendam as necessidades particulares dos usuários; a RV, na qualidade de tecnologia imersiva, carece de novos elementos com a finalidade de disponibilizar a cada usuário interfaces que respeitem suas necessidades individuais; as recomendações encontradas na literatura para o desenvolvimento de AVs, isoladamente, não garantem subsídios para o acesso e interação em uma condição pessoal. Sendo considerados pontos de discussão como quais são os atrativos, principalmente quando o objetivo é o treinamento e aprendizagem. O objetivo desta tese é a de apresentar, por meio de uma abordagem metodológica explorativa e descritiva, uma metodologia de arquitetura para a promoção de elementos de interação digital no desenvolvimento de AVs, para usuários com um perfil individualizado. O objetivo geral do estudo é contribuir para a elaboração de ambientes digitais direcionados, além de fornecer recomendações e tecnologias para a elaboração de parâmetros para as interfaces de RV. Em uma dimensão teórica, a pesquisa abrange uma revisão sobre os conceitos relacionados às interfaces adaptativas e apresenta um modelo de arquitetura para o desenvolvimento de interfaces de interação em ambientes de RV. Para tanto, foram realizados levantamentos das características dos AVs adaptativos e das tecnologias para o desenvolvimento de interfaces para RV. Além disso, foi adotado um modelo de Inteligência Artificial (IA) para a reorganização de informações baseado na interação entre o usuário e o contexto específico do ensino digital, por meio de princípios de Usabilidade. Portanto, apresenta-se que os elementos RV, IA e Usabilidade formem a base da arquitetura e forneçam um ambiente favorável ao desenvolvimento de abordagens interativas específicas, através da geração de contextos individualizados. Do ponto de vista educativo, potencializa o aprendizado a partir da relação entre o usuário e a interface gráfica do ambiente.

ASSUNTO(S)

interface adaptativa inteligência artificial usabilidade engenharia eletrica realidade virtual adaptive interface virtual reality artificial intelligence usability

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