Memória arquivada: produção literária/científica do Núcleo de Documentação e Informação Histórica Regional NDIHR (1976-1990)

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT

DATA DE PUBLICAÇÃO

31/03/2012

RESUMO

Segundo Ricoeur (2007), a memória arquivada é a inscrição do discurso, do testemunho, das coisas passadas e ditas; refere-se à vontade de guardar e conservar, através da escrita, o passado no nosso presente e futuro. Nesse contexto, através deste trabalho, realizou-se uma pesquisa documental, com o objetivo de descrever e analisar a produção literária científica do Núcleo de Documentação e Informação Histórica Regional (NDIHR), órgão suplementar da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e caracterizar suas práticas de produção e disseminação da informação. O estudo envolveu a análise de publicações, de documentos administrativos e a realização de entrevistas com gestores do Núcleo e da UFPB. A análise dos dados mostrou que, como instituição-memória, o NDIHR tinha como prática disseminar a informação através de publicações sobre a história regional e local. Nessas publicações, prevaleceram trabalhos com autorias únicas e a colaboração de autores com formação acadêmica em História e Biblioteconomia. Conclui-se que o NDIHR se constituiu em um órgão de vanguarda na Universidade Federal da Paraíba, com a introdução de uma nova concepção de História e novos métodos de pesquisa.

ASSUNTO(S)

universidade federal da paraíba universidade federal da paraíba núcleo de documentação e informação histórica regional produção literária científica socialização da informação informação histórica e historiográfica memória arquivada ciencia da informacao historical informationandhistoriography archivedmemory socializationofinformation. scientificliteraryproduction núcleo de documentação e informação histórica regional

Documentos Relacionados